Conforme a competitividade do mercado aumenta, cresce também a necessidade de incluir mais técnicas de vendas no processo. Muitas vezes isso é feito de forma instintiva e sem análise, portanto, é essencial conhecer os principais tipos de vendas.
Contar com essa variedade de informação te permite adequar seu pessoal e apontar as principais características a perseguir. Sendo assim, é imprescindível contar com a experiência de um bom vendedor em seu negócio, mas será que é só isso?
E quanto as modalidades de vendas que existem para cada ocasião e direcionamento empresarial, você sabe qual é a melhor? Pense que você precisa criar a identificação da marca e acima de tudo, padronizar as práticas desempenhadas.
Temos certeza que gostou da proposta, portanto, conheça agora os principais tipos de vendas e como definir o melhor para colocar em prática!
Descubra os principais tipos de vendas
Ao colocar os tipos de vendas em pauta, podemos observar uma variedade de modelos que buscam diferentes objetivos. Por sua vez, é vital encarar cada um de maneira única e determinar o que é melhor para você e principalmente para o futuro da empresa.
Confira logo a seguir os principais tipos de vendas e suas características!
Venda direta
Se encontrar problemas para definir esse tipo de venda, é só pensar em como seus serviços ou produtos impactam a vida das pessoas. A venda direta deve sempre se encaixar na missão que a empresa se propôs a fazer.
Como exemplo, podemos usar os serviços de uma companhia aérea, onde é realizado o transporte de bens, pessoas, objetos e muitas vezes valores. Portanto, sua missão principal é deslocar tudo isso de um ponto ao outro.
O mesmo funciona para as vendas de sua empresa, ou seja, é fundamental manter a finalidade daquela negociação. Isso só reforça como a venda direta é a modalidade mais conhecida e aplicada aos negócios.
Existem duas vertentes da venda direta, a ativa onde a equipe da empresa sai em busca de clientes através de e-mails e telefones, por exemplo. Há ainda a passiva, que se dá quando você vai até uma loja física comprar algo.
A venda direta é feita de pessoa para pessoa, e existe o contato do comprador com o vendedor.
Vendas casadas
Esse tipo de venda apesar de considerada proibida no Brasil, ainda acontece bastante. Ela se caracteriza por praticamente forçar o consumidor a comprar um produto que ele não tem interesse algum.
Vamos usar um exemplo que talvez você se identifique. Vamos lá, quando uma pessoa procura por um serviço de internet, o que acontece? Via de regra, ela acaba assinando a banda larga, TV por assinatura, telefone e ainda sai com 1 ano de carência quanto ao plano.
Isso só acontece por ser uma prática disseminada de forma descontrolada, que por sua vez força o cliente a aderir o que ele não precisava na verdade.
Venda consignada
Esse é um dos principais tipos de vendas praticado pelas pequenas empresas e negócios individuais. Apesar de muito utilizada, é necessário se adequar para isso, ou seja, você precisa ter uma estrutura balanceada e estoque próprio para esse estilo de venda.
A venda consignada é constituída de forma, que o vendedor adquira um montante consignado de algum tipo de produto com um fornecedor. Dessa forma, ele só vai precisar pagar esse fornecedor por aquilo que ele vendeu.
O restante que não foi negociado volta para o fornecedor de origem sem custo algum para o vendedor. É recomendado para quem trabalha em cima de orçamentos apertados ou não conta com grande espaço para estoque.
Vendas cruzadas
Muito utilizada por empresas que comercializam mais de um produto ou serviço. Consiste basicamente em oferecer um produto ou serviço específico para complementar aquela venda.
Quando você vai a uma concessionária tirar seu tão sonhado carro zero, mas procura um carro simples sem nenhum complemento. Ao finaliza a compra, você traz para casa um carro com ar condicionado, vidro elétrico e rodas de liga leve.
Você acaba de fechar uma venda no estilo de Venda Cruzada. O vendedor encoraja o cliente a gastar um pouco mais com um produto mais completo.
Vendas consultivas
Indicado para a negociação de empresa para empresa ou B2B (Business to Business), esse tipo de vende exige um pouco mais do vendedor. Sendo assim, para ser capaz de atender as expectativas do comprador, o profissional precisa conhecer a fundo o que está vendendo.
É uma modalidade de venda que demanda um processo mais complexo e que traz consigo um outro fator de importância para a manutenção da negociação. O pós-venda, que é tão importante quanto a venda, precisa ser de qualidade e atencioso, pois isso impacta diretamente no futuro daquela parceria.
Como definir o principal tipo de vendas para um negócio?
Assim como já citamos no decorrer do conteúdo, antes de escolher a dedo qual modalidade de venda adotar, determine a missão da sua empresa ou negócio. Apenas dessa forma, você consegue julgar o que é melhor para seu negócio.
Se busca ampliar o contato com seu cliente e público-alvo, talvez seja indicado começar com uma venda direta, por exemplo. Sua empresa possui uma diversidade grande de produtos? Aplique os conhecimentos da venda cruzada e aumente sua lucratividade.
Resumindo, tudo vai da necessidade do momento e da situação do mercado. Portanto, com estes principais tipos de vendas, você fica munido com as principais ferramentas e conhecimentos para superar qualquer obstáculo que as vendas apresentarem.