Descubra o segredo para o sucesso da Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é, por vezes, considerada como a demanda mais complexa e menos satisfatória dentre as outras. E naturalmente, é de se esperar, visto que, administrar sentimentos, desejos, expectativas, personalidades e prospecção de carreira é, no mínimo imprevisível aos gestores.

O departamento financeiro pode comemorar nesse cenário, já que gerenciar números não passa de previsibilidade e projeção de resultados. E é justamente nesse meio termo que grande parte dos gestores de RH buscam respostas para suas dúvidas, muitas vezes sem sucesso.

Mediante o exposto, podemos adiantar que, ter sucesso na gestão de pessoas não passa de uma perspectiva diferenciada, porém simples. Descubra nesta leitura obrigatória o segredo escondido por trás da gestão de equipe de sucesso!

Veja como um dos maiores executivos enxerga a gestão de pessoas

Ter por objetivo a gestão de pessoas bem sucedida se baseia, segundo um dos maiores executivos corporativos, Jack Welch, em três atividades bem específicas.

Aquele que outrora foi CEO da massiva empresa norte-americana, GE (General Eletric), garante de pés juntos, que gerir pessoas é uma das demandas mais fáceis dentro de uma grande corporação, igualmente nas pequenas.

Nesse sentido, tal afirmação vindo de um profissional que já foi responsável por mais de 300 mil colaboradores espalhados em mais de 100 países, deve ter algum peso, não concorda?

Em vista disso, Jack Welch afirma que o segredo da gestão de pessoas de sucesso é resultado da ação conjunta e integrada destas atividades: constantes desafios profissionais; remuneração à altura do desempenho profissional; etapa de comemoração e exaltação.

Gestão de pessoas: o segredo em 3 práticas

1 – Apresentar constantes desafios aos profissionais

Olhando pela ótica individual, um profissional pouco desafiado em suas capacidades, conhecimentos e desempenho, resulta em um colaborador estagnado. Enquanto no geral, os danos à gestão são ainda maiores.

É por isso que a gestão de pessoas deve sempre buscar novas estratégias, metas renovadas e rotinas pessoais menos automatizadas. Afinal, esse é o principal acionador da desmotivação, isto é, quanto mais o profissional acreditar fazer parte de processos em “looping”, maior será sua falta de engajamento.

Desse modo, essa primeira atividade consiste em sempre ofertar novos desafios, ao passo em que o profissional se sinta desafiado a buscar melhores resultados. Desse modo, o sentimento de pertencimento a um grupo eficiente gera maiores retornos e em menos tempo.

2 – Remunerar os profissionais de acordo com seu desempenho

Esse é, sem sombra de dúvidas, o calcanhar de Aquiles da gestão de pessoas de boa parte das empresas. Sob o mesmo ponto de vista, a remuneração desproporcional é tão prejudicial quanto não oferecer desafios, pois inibe os profissionais de se sentirem compensados de forma justa pelos resultados apresentados.

Então, o segundo passo se baseia em sempre compensar o trabalho prestado com uma remuneração condizente. É chegada a hora de “tirar as mãos do bolso” e transmitir o sentimento de agradecimento em formato financeiro.

Portanto, a valorização é a melhor estratégia que a gestão possui para estimular processos mais eficientes e resultados ainda mais diferenciados.

3 – Promover uma etapa específica às comemorações

As metas do mês foram atingidas? A empresa aumentou suas vendas de acordo com o planejado? Todos contribuíram de forma direta para o crescimento do empreendimento em seu setor? Acima de tudo, foram todos remunerados e reconhecidos pelo diferencial competitivo adquirido? Então, por que não comemorar o momento?

Um grande erro é simplesmente passar por essa etapa sem um mínimo de reconhecimento, isto é, sem apontar aos profissionais de que eles também fizeram isso acontecer.

Seja na obtenção de grandes resultados, como uma expansão, ou na conclusão da meta semanal simples, é o momento ideal para disseminar o sentimento de pertencimento, bem como a satisfação e empenho.

É imprescindível destacar que estas 3 práticas devem fazer parte constante de um processo de amadurecimento da gestão de pessoas. Além disso, devem ser desempenhadas em conjunto, a fim de fortalecer ainda mais a cultura organizacional do empreendimento!

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