O que é mindset digital e como desenvolver nas empresas?

É fato que a tecnologia já fincou raízes nas indústrias e empresas, e promete revolucionar a manufatura de forma irreversível. Mas saiba que a tecnologia é apenas metade do caminho percorrido, ou seja, existem mais fatores para essa realidade acontecer. Assim, temos o mindset digital como coadjuvante a isso tudo.

Certamente você já deve ter escutado em algum momento o termo em inglês, mindset. Porém, quando adicionamos o Digital a isso, obtemos um direcionamento estritamente necessário para a disseminação tecnológica positiva e eficiente.

Se você ficou instigado e quer descobrir o que o mindset digital representa para as empresas e sua importância para o desenvolvimento do conceito de indústria 4.0, continue acompanhando o artigo. Confira!

O que é mindset digital nas empresas?

Outro conceito já abordado e que ganha espaço a cada dia é a transformação digital. No entanto, esse processo transformador demanda uma mudança de 360° nos processos de uma empresa.

Logo, a natureza humana pode comprometer de forma definitiva essa personificação do futuro, pois dificilmente aceita mudanças transformadoras.

É nesse cenário de urgência em permitir as novas diretrizes que a tecnologia impõe, que o mindset digital ganha território. Portanto, ele atua como uma alternativa ou mesmo uma forma de driblar o receio de alteração nos processos diários.

Mas afinal, o que é mindset digital?

Vamos simplificar e nos ater momentaneamente apenas ao mindset, que é o nosso modo de olhar para as coisas do cotidiano e situações que a vida nos impõe diariamente de forma pessimista ou com otimismo, bem como nosso comportamento e reação diante dessas ocasiões.

Entretanto, quando abordamos o aspecto digital apontamos diretamente para o mesmo visionamento, porém através da ótica tecnológica.

Seria algo como a mentalidade de uma empresa em convergência direta com a tomada da tecnologia na manufatura e processos essenciais. Desse modo, o mindset digital é a forma como as pessoas que estão em contato permanente com a tecnologia, enxergam e determinam sua expansão em escala exponencial.

A importância do mindset digital positivo e desenvolvido

Assim como dissemos acima, que a tecnologia é apenas uma engrenagem (diga-se de passagem, uma engrenagem fundamental) em todo o processo de adaptação, o mindset é outra parte imprescindível para que tudo se concretize.

Quando uma empresa conta com colaboradores que enxergam a tecnologia como peça irrefutável para a transformação digital e tudo que advém, ela certamente se encontra a centenas de metros na frente da concorrência e acima de tudo, da adaptação daquilo que é o futuro iminente da indústria.

Mas engana-se quem pensa que o mindset está atrelado apenas ao conceito de tecnologia. Além de abrir as portas e convidar a transformação a entrar, esse conceito é responsável também, por elevar o nível de competitividade e ampliar os horizontes da inovação.

Como desenvolver o mindset digital nas empresas em 4 passos

o que é mindset digital

É interessante compreender que aplicar os parâmetros dessa mentalidade em uma empresa, pode ser custoso. Além disso, é algo que não acontece da noite para o dia, pois é uma cultura organizacional que deve ser abraçada por todos os integrantes.

Veja a seguir como começar a cultivar a semente que um dia será a realidade das empresas. Por sua vez, terá peso direto na transformação e adaptação da cultura atual pela cultura tecnológica. Confira!

1 – Tudo começa com a idealização do cliente como foco

Assim como já apresentamos a importância de oferecer um serviço personalizado e único ao cliente, vamos manter o foco novamente nele. Logo, o primeiro passo em uma organização que busca desenvolver a mentalidade digital, é direcionar o foco inteiramente ao cliente.

É fundamental nessa etapa, que a empresa evidencie a necessidade de evitar a todo custo, que a estrutura da empresa em si, atrapalhe as estratégias criadas para encurtar a distância com o cliente.

Com o desenvolvimento do mindset em curso, a empresa precisa estar atenta a alguns problemas recorrentes. Portanto, para que não haja confusão dos colaboradores quanto às etapas da jornada de compra dos clientes, por exemplo, é primordial afunilar e dirigir o foco às escolhas tecnológicas adequadas.

Implementar um sistema que ofereça a oportunidade de criar apenas um canal direto com o cliente, é vital. Dessa forma, um software de gestão pode ser uma saída apropriada para canalizar a comunicação da empresa, a fim de que o cliente sinta que existe apenas uma forma de comunicação.

Quanto menos interferência na comunicação interna, maior é o alcance da comunicação externa com seu cliente.

2 – Promova a linguagem simplificada quanto à tecnologia

Aliado ao receio de mudanças está a dificuldade comunicativa entre especialistas da tecnologia, colaboradores, gestores e líderes. A tecnologia se mostra rapidamente mutável e caracteriza um problema para leigos no assunto, acompanhar.

Em vista disso, é indispensável apontar a obrigação de que aconteça a facilitação na comunicação entre as partes envolvidas no processo.

Alinhar os conhecimentos do técnico especialista com a capacidade do líder de gerenciar e mover os recursos, é preparar o terreno para que essa nova mentalidade seja plantada.

Sempre que praticável traga especialistas em tecnologias e líderes para uma reunião de liderança. Essa ação irá criar uma brecha importante para que ideias sejam discutidas e problemas solucionados.

3 – A cultura da inovação deve ser promovida

Indiferente ao tipo de transformação que aconteça em uma empresa, isso nunca acontece da noite para o dia. É justamente esse um dos maiores erros na hora de desenvolver a cultura de uma mentalidade digitalizada.

Tampouco é algo planejado ou mesmo programado, pelo contrário, é algo que acontece aos poucos e em pequenas doses. São experimentações de novos direcionamentos, novas formas de pensar e de receber resultados.

Num futuro bem próximo é esse o cenário presente em uma empresa sobrevivente, isto é, um cenário de experimentações. Vamos assumir que uma empresa que baseia sua fundação empresarial no ROI (retorno sobre investimento) decida desenvolver um mindset digital.

Mas por que, é impossível? Não é impossível alcançar a excelência da nova cultura, porém será uma tarefa árdua e que as empresas não conseguem arcar em tempo, disposição e acima de tudo, do montante despendido.

Isso acontece, via de regra, pois o ROI normalmente é algo baseado em ações passadas e projetadas a curto prazo. Todavia, agora você já sabe que o mindset é algo que demanda tempo, ou seja, seu desenvolvimento é de longo prazo.

Pode ocorrer nesse momento, a perda de foco e de recursos. Por outro lado, aproveite o ambiente de experimentações e coloque novas ideias em práticas com mais frequência.

4 – A evolução estimulada pela visão e liderança

Tenha em mente e transmita para os colaboradores envolvidos, que o mindset digital trará desafios e obstáculos complexos, porém, é nesse momento que a liderança deve agir.

O líder da empresa não precisa saber de tudo ou ser o mestre da tecnologia. Pelo contrário, ele deve realizar tudo da forma que achar apropriado e estender o foco do que foi abordado até aqui aos clientes.

Incentivar a troca de ideias entre os colaboradores, sejam eles de níveis hierárquicos diferentes. Estabelecer metas e ofertar as ferramentas certas para que o objetivo maior seja cumprido.

Quanto mais desenvolvido e disseminado for o mindset digital na empresa, mais preparada ela estará para os desafios que o futuro tecnológico impor.

Mais uma vez esperamos ter ilustrado de forma completa, um conteúdo importante que terá cada dia mais importância no meio empresarial. Alie-se a um sistema que pode te ajudar nesse momento de adaptação e experimentação, conheça o SISPRO ERP Cloud.

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