Semelhante a NF-e, de existência apenas digital, a nota fiscal de consumidor eletrônica ou simplesmente NFC-e, vem para substituir a nota fiscal de venda ao consumidor final, modelo 2, que é emitida pelo varejo na venda presencial ao consumidor. A NFC-e substitui também as tradicionais notas fiscais tipos A e A-1 e pode substituir a nota fiscal de produtor (modelo 4).
A possibilidade de emissão via smartphone ou tablet traz um nova experiência de compra para o consumidor. O pagamento é feito diretamente junto ao próprio vendedor, com uso de dispositivo móvel que incorpora a emissão da NFC-e e a possibilidade de pagamento com cartão de crédito e/ou débito. Desta forma, o vendedor acompanha o cliente em todo processo de compra, desde a escolha do produto até o pagamento. Isto representa um importante salto para o varejo brasileiro, estabelecendo um novo patamar de qualidade de serviços ao consumidor.
A NFC-e também visa promover economia e racionalização de processos para as empresas, além de possibilitar o uso de novas tecnologias de mobilidade e propiciar a integração de plataformas de vendas físicas e virtuais.
No Rio Grande do Sul a implantação da NFC-e se iniciou nas grandes redes varejistas, buscando dar maior visibilidade ao projeto e servir de estímulo aos demais comerciantes para que estes promovam a modernização de seu negócio e possam ainda reduzir custos. Como a emissão da NFC-e é um processo simples, permite que a nota fiscal seja autorizada em tempo real pela SEFAZ.
A NFC-e já foi adotada voluntariamente por mais de uma centena de estabelecimentos comerciais no país, que validaram e aprovaram a nova tecnologia.
Como explica Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, “o objetivo é promover a massificação do projeto no Brasil”. “A tendência é de migração gradual, e acreditamos que, nos próximos cinco anos, todos os estados estejam com a tecnologia funcionando a pleno”, completa o subsecretario.
O lançamento oficial da NFC-e aconteceu dia 18/11 às 14:30, no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, com a presença do Coordenador Geral do ENCAT, Eudaldo Almeida de Jesus e do Secretário da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, Odir Tonollier.
Por: Marli Ruaro – 18/11/13