Miopia de dados pode prejudicar gestão

O que é? Estão por todo o lado e podem fazer uma diferença positiva para a saúde financeira da sua organização, mas passam despercebidos aos olhos da maioria dos administradores. Se a sua resposta foi “dados alternativos”, você já está um passo à frente dos seus concorrentes, e vacinado contra um mal muito disseminado pelo mundo empresarial: a miopia de dados.

Embora existam em abundância, as informações alternativas não são exploradas em todo o seu potencial. Sabemos que, com um sistema de informações de qualidade, as empresas podem segmentar melhor seus clientes, apresentar produtos ou serviços mais competitivos e planejar-se mais assertivamente. Só que é fácil obter informações tradicionais na era do Big Data – elas estão acessíveis virtualmente a qualquer empreendedor, e não mais reféns de estruturas sofisticadas de empresas de grande porte. Para estar em vantagem em relação à concorrência, é preciso ir além e explorar com inteligência analítica a terceira dimensão de dados, que ainda parece distante para muitos.

E em que consiste essa terceira dimensão? Hoje são mais usados no mercado dois tipos de dados para tomada de decisão: informações internas das empresas e informações compradas de terceiros (como históricos de crédito de consumidores). Porém, existe uma terceira via: os dados alternativos. Não estruturados e muitas vezes públicos, os dados alternativos são negligenciados por falta de conhecimento ou capacidade analítica – é preciso cruzar vários números, de diferentes fontes, para extrair inteligência deles. São informações que ajudam em processos como prospecção, business intelligence, liquidação de sinistro etc.

Os dados alternativos trazem mais nitidez ao sistema de informações das empresas, pois permitem enxergar cenário externo e interno de maneira mais completa. Incorporar essa inteligência alternativa na rotina da companhia aumenta a eficiência operacional, podendo trazer mais rapidez na obtenção de informação, por exemplo, sobre novos entrantes no mercado – fato que as fontes de dados tradicionais dos seus concorrentes podem captar com atraso considerável.

Informação é algo muito poderoso. Para liberar todo o seu potencial e prevenir a cegueira do gestor sobre o seu ambiente de negócios, o dado precisa ser contemplado a partir de uma perspectiva multidimensional e inovadora, descobrindo as histórias, tendências e percepções únicas que existem por trás de cada número. Daqui para frente, cada vez mais a capacidade de fazê-lo é o que vai separar as empresas do futuro das do passado. E você? Acha que a sua organização tem um sistema de informação eficaz e completo? Pode ser uma boa hora para marcar um exame de visão.

Sua empresa já trabalha com “dados alternativos”? Comente sua experiência!

Por: Claudio Pasqualin

Fonte: cio.com.br

eBook: O que é e o que esperar de um ERPBlog SISPRO Assine Gestão Empresarial

Acompanhe as tendências do mercado