Os dados são do estudo da PHC, “Importância do Universo Móvel no Mundo da Gestão”, que registou que os gestores passam uma média de 13 horas por semana fora da sede, o que obriga à maior utilização das ferramentas de mobilidade.
A análise teve como principal objetivo saber se o software de gestão faz parte integrante da mobilidade que o contexto empresarial cada vez mais exige, os gestores foram questionados quanto à necessidade de acederem ao software de gestão em qualquer lugar, e as mais-valias que isso pode representar.
Os gestores apontaram a maior capacidade de resposta aos clientes e aos fornecedores como o mais importante para a utilização dos dispositivos móveis a nível profissional. O acesso à informação em tempo real, maior produtividade, mobilidade da força de trabalho e maior comodidade estão também entre as prioridades.
Mesmo assim, 60% dos inquiridos revelaram ainda não ter feito qualquer tipo de investimento para ter o seu software de gestão acessível através de plataformas móveis, embora metade garantam ter planos para o fazer a curto prazo, o que promete um crescimento significativo.
“Os smartphones, portáteis e tablets conquistaram um lugar muito importante no nosso dia-a-dia e mudou claramente a forma que temos de trabalhar. Derivado a isso, exige-se uma cada vez maior mobilidade às forças de trabalho, que têm agora um novo desafio – estar sempre ativos, online, com uma capacidade de resposta cada vez mais rápida. Neste estudo, pudemos verificar que o software de gestão on-the-go desempenha um papel cada vez mais importante no quotidiano atual e futuro das empresas”, afirma Francisco Caselli, Research Director da PHC, em comunicado.
A amostra do estudo abrangeu 200 empresas nacionais de vários setores de atividade, em Portugal continental e ilhas, num inquérito realizado em junho de 2014.
Fonte: Sapo Notícias – 24/10/14