Jucergs anuncia mudanças nos processos de abertura das empresa - SISPRO
4941
post-template-default,single,single-post,postid-4941,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Jucergs anuncia mudanças nos processos de abertura das empresa

A Junta Comercial do Rio Grande do Sul está modernizando seus sistemas para facilitar o processo de constituição de empresas. O anúncio foi feito em uma reunião que ocorreu na manhã de hoje (11) em sua sede, e que contou com a presença de representantes da entidade, do CRCRS, do Sescon/RS, da OAB/RS e da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg).


Segundo informou o presidente da Jucergs, João Alberto Vieira, as novidades terão como base a Ficha de Cadastro Nacional (FCN), documento cujo preenchimento é o passo inicial para que uma empresa seja criada e inscrita. O novo sistema, a partir das informações contidas na FCN, produzirá, de maneira automática, os documentos necessários para que o empresário dê entrada ao processo de constituição de pessoa jurídica na Junta, como um contrato padrão, capa do contrato, declaração de enquadramento, capa da declaração e uma lista de outros documentos necessários para o andamento do processo. Essa nova sistemática, segundo Vieira, simplificará o trabalho do empreendedor e também da Jucergs.

A idéia faz parte do Sistema Integrar, concebido pela Junta Comercial de Minas Gerais. Uma parceria entre as duas juntas, o Sebrae e o Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) possibilitou que técnicos da Jucemg viessem a Porto Alegre para implantarem o Integrar na Jucergs. A nova sistemática já estará disponível para os usuários da entidade já nesta segunda (14). Num primeiro momento, a opção de utilizar os documentos gerados mediante a FCN será facultativa até 4 de novembro, quando passa a vigorar sua obrigatoriedade.

Além de João Alberto Vieira, estiveram presentes na reunião o vice-presidente de Controle Interno do CRCRS, Célio Levandovski; o vice-presidente da Jucergs, Paulo Mazzardo; o secretário-geral da entidade José Tadeu Jacoby; o diretor financeiro do Sescon/RS, Diogo Chamun; a representante da OAB/RS, Letícia Caiado; e analistas da Junta Comercial de Minas Gerais, sob a coordenação de Rafael Ribeiro.

Fonte: CRC-RS – 14/10/13