Quando se trata de administrar um negócio eficientemente, a gestão de estoque desempenha um papel fundamental para o sucesso da logística de administração, garantindo organização para a rotatividade dos itens que garantem o lucro da empresa.
Nesse cenário, dentre as práticas que as empresas implementam para manter os seus dados e registros em ordem, o inventário parcial – também conhecido como dinâmico – se destaca como uma ferramenta crucial para o sucesso dos negócios.
Por isso, no blog post de hoje vamos explorar especificidades sobre o inventário dinâmico, esclarecendo seus diferentes aspectos e destacando a sua relevância na gestão patrimonial. Siga a leitura e confira!
O que é um inventário de estoque?
O inventário de estoque consiste em uma contagem detalhada de todos os ativos que a empresa armazena, ou seja, de todos os itens capazes de gerar lucro para o negócio.
Nessa lógica, é o inventário que permite que a empresa mantenha um controle preciso das suas mercadorias, elencando informações de lote, validade e características gerais de cada produto.
Assim, o inventário de estoque é uma prática vital para qualquer empresa que lide com produtos tangíveis. Dessa maneira, ao se pensar sobre o alistamento de ativos, é comum que muitas organizações tenham dúvidas sobre quando fazer o inventário para garantir que seja de fato proveitoso ao negócio.
Diante disso, antecipamos que o momento certo para realizar o inventário pode variar de acordo com a realidade de cada empresa. Contudo, mesmo com a variação de periodicidade, em todos os casos essa é uma prática que ajuda a prevenir erros contábeis e garante que os registros estejam alinhados com a realidade física do estoque.
O que é um inventário parcial ou dinâmico?
O desenvolvimento do inventário parcial, também conhecido como inventário dinâmico, é uma prática mais flexível se comparada a elaboração do inventário geral. Isso porque o inventário parcial foca em uma seleção específica de produtos, contados a partir da entrada e saída de mercadorias, permitindo ajustes contínuos nas informações, de acordo com a necessidade da empresa.
A partir de uma catalogação recorrente e segundo a necessidade do negócio, a abordagem proporciona maior eficiência operacional e mais precisão para as informações, sendo útil para empresas com um grande volume de mercadorias.
Além disso, atualizando informações seguindo as entradas e saídas, a gestão se torna mais ágil e eficiente.
Inventário geral e inventário dinâmico: quais as diferenças?
Resumidamente, as diferenças entre estes dois tipos de inventário residem nas características de contagem. Nessa ótica, teremos o inventário geral, que abrange a contagem de todos os itens em intervalos regulares e, em geral, é realizado manualmente por equipes de contagem.
Enquanto o inventário dinâmico concentra-se em categorias específicas ou em produtos de alta rotatividade, assim é realizada uma contagem contínua de itens com quantidades sendo muitas vezes atualizadas em tempo real.
Para isso, é comum que a contagem contínua seja realizada a partir do uso de tecnologias mais avançadas, utilizando-se por exemplo sensores RFID e códigos de barras para que seja possível obter atualizações em tempo real sobre o estoque.
Entenda a importância de uma boa gestão de estoque
Além de evitar a escassez ou o excesso de produtos, uma gestão bem estruturada do estoque também está intrinsecamente ligada à eficiência na gestão patrimonial. Dessa forma, destacamos alguns benefícios da administração correta do inventário:
- Eliminar perdas financeiras: a gestão de estoque adequada reduz os riscos de perdas financeiras devido a produtos obsoletos ou vencidos, de modo que a empresa mantém em estoque apenas o que vem se mostrando lucrativo para aquele período.
- Refinar a tomada de decisões: informações precisas sobre o estoque facilitam a tomada de decisões estratégicas, guiando, por exemplo, o momento certo de realizar promoções ou ajustes nos pedidos de fornecedores.
- Potencializar a eficiência operacional: no inventário dinâmico, a automação do estoque garante a consistência dos dados, reduzindo erros humanos e aumentando a eficiência da gestão de ativos a partir de informações sempre atualizadas.
- Garantir um bom atendimento ao cliente: o cliente fica satisfeito com o atendimento da empresa uma vez que sempre que necessita de determinados produtos, os encontra sem que precise passar por longos tempos de espera.
Estoque eficiente e sucesso na gestão patrimonial
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