Integração de setores na gestão empresarial: como e por que fazer? - SISPRO
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Integração de setores na gestão empresarial: como e por que fazer?

integração de setores

A cada dia que passa, as organizações empresariais percebem que, não aderir a integração de setores é um grande erro. A integração entre as áreas é um conjunto de ações planejadas, que tem como objetivo possibilitar um ambiente de trabalho melhor, com equilíbrio para que as organizações continuem altamente produtivas. 

Quando falta a integração entre as equipes de trabalho, logo as consequências começam a ser perceptíveis: pouco diálogo entre as áreas, erros e, consequentemente, retrabalho, conflitos internos entre outras problemas.

Promover essa sinergia entre as áreas de uma organização é um investimento importante e desafiador, mas com o tempo os resultados começam a surgir e são positivos para toda a empresa. 

Mas qual é a importância de fazer a integração de setores? Se os setores não dialogam, não tem como eles serem altamente producentes. A falta de colaboração entre as equipes não gera valor para a empresa, nem com seus colaboradores e, muito menos, com os seus clientes.

Mas no que diz respeito a gestão de negócios, a integração entre as equipes agrega valor e consegue unir os “tomadores de decisões” para trabalhar de uma forma coordenada e assim os resultados são mais eficazes, além de perpetuar a cultura organizacional da empresa. 

Os benefícios de aderir a essa prática são muitos, por isso, continue lendo o texto para saber o que a integração traz de bom para as empresas e mais algumas dicas para você colocar em prática no seu negócio!

6 benefícios da integração de setores

Abaixo você pode conferir os principais benefícios de aderir a integração de setores na sua empresa. Confira!

1 – Produtividade

Alguns especialistas consideram esse o maior benefício de todos. A integração entre as equipes de trabalho aumenta a produtividade dos colaboradores de uma empresa, pois quando eles têm informações que se complementam sobre o assunto que estão tratando, são estimulados a auxiliar os colegas em demandas mais difíceis. Os colaboradores ainda conseguem sanar as dúvidas uns dos outros, evitando assim os famosos “gaps” (lacunas) de comunicação, aquelas que envolvem principalmente cliente e empresa. 

2 – Redução de custos

A integração ainda reduz todos os custos operacionais, pois sem ruídos de comunicação, as equipes não terão mais que refazer seus trabalhos. Em equipes integradas, todos os colaboradores sabem o que cada tem um tem de responsabilidade, assim cada setor consegue desenvolver seu trabalho de forma automatizada, reduzindo custos e agilizando todos os processos. 

3 – Alinhamento

Equipes alinhadas fortalecem o comprometimento com os objetivos e metas traçadas pela empresa, no momento que foi definido o planejamento estratégico. A integração dos setores promoverá o compromisso de todos em relação às responsabilidades, na medida que todos são cobrados igualmente pelos resultados. Quando uma área sabe dos compromissos da outra, de certa forma, contribui para a fiscalização e, consequentemente, aumenta o nível de comprometimento e os resultados organizacionais. 

4 – Agilidade nos processos

Com a integração entre os setores, a agilidade e a produtividade se tornam fatores recorrentes na otimização dos processos. Afinal, toda a empresa gostaria de findar com os processos burocráticos e manuais substituindo por processos informatizados, seguros e ágeis.

Diminuir a tramitação de documentos físicos, o tempo desperdiçado com impressões, redigitações e relatórios, faz com que diminua os custos operacionais e garantindo a famosa gestão sem papel. Além disso, somam-se os ganhos com segurança da informação, quando se existe dados armazenados na nuvem e backups recorrentes, isso só é possível com o uso de um sistema de gestão que irá automatizar os processos, dando mais liberdade ao colaborador. 

5 – Cultura organizacional

As empresas que investem fortemente em comunicação transparente e objetiva através de uma estratégia de endomarketing e lideranças preparadas, constroem relações interpessoais e retém colaboradores mais motivados e produtivos. A integração entre as áreas colabora com o senso de pertencimento e com o diálogo aberto e positivo, fatores essenciais para que os times sejam cada vez mais engajados. 

6 – Satisfação dos clientes e colaboradores

Sabemos do grande desafio que é a integração entre os setores, se trata de um conjunto de esforços individuais em busca de um objetivo em comum. Porém, os resultados são positivos, afinal, a empresa ganha, os clientes ganham, e os colaboradores ganham também, seja em bônus, PLR, melhorias contínuas no ambiente de trabalho, salários e benefícios melhores. Relações positivas que agreguem valor ao trabalho de cada um, pois um time alinhado e motivado entrega com qualidade e agilidade, satisfazendo os resultados da empresa e dos clientes. 

Confira algumas dicas para promover a integração dentro da sua empresa

Saiba abaixo algumas dicas para promover a integração entre setores dentro da sua empresa. 

1 – Estratégias de Endomarketing

As ferramentas de Endomarketing são capazes de aumentar a produtividade de todas as equipes de uma empresa. É importante que sua empresa estabeleça programas de incentivo para os colaboradores, as organizações que fornecem esse tipo de auxílio diminuem a rotatividade dos funcionários, gerando satisfação e resultando em uma empresa onde há integração entre equipes de trabalho. 

2 – Metas compartilhadas

Normalmente, o planejamento de metas a serem alcançadas é realizado de forma abrangente pelas empresas. Porém, metas definidas para um curto prazo também são importantes para o negócio, ao defini-las o ideal é que também estejam especificados os papéis de cada setor para chegar aos objetivos. A integração entre os setores trará os efeitos esperados pelos gestores e pela equipe diretiva. 

3 – Automação de processos

A automação dos processos também é uma estratégia bastante utilizada e eficaz para as organizações. A automação dos processos internos potencializa a integração entre os setores. 

4 – Soluções tecnológicas 

O sucesso da integração entre as diversas áreas de uma empresa depende, primeiramente, de comunicação interna bem alinhada e a maneira mais eficiente de fazer isso é utilizando uma solução tecnológica de gestão. A utilização das soluções tecnológicas auxilia toda a criação dos processos de integração das áreas, pois essas soluções são capazes de automatizar os processos, centralizando todos os dados da empresa e ainda ajudam nos processos de seleção de novos talentos. 

5 – Processos intersetoriais

É importante para empresa criar uma visão sistemática, desta maneira, os processos empresariais conseguem melhor atender os clientes finais por meio de uma interação entre as áreas e integração de setores. 

Finalmente, é importante ressaltar que a integração entre os setores precisa ser parte da cultura organizacional das organizações, devendo ser incentivada pelas equipes diretivas das empresas. 

A SISPRO já saiu na frente nesse quesito, pois oferece aos clientes o SISPRO ERP Cloud, que estimula uma gestão prática, eficiente, segura e 100% na nuvem. Afinal, há maior controle na execução dos processos, o que gera níveis surpreendentes de produtividade. Solicite uma demonstração agora mesmo!