Muito se lê e ouve sobre o alinhamento da TI com o negócio. Também é dito que hoje não há mais negócios sem TI. Quem está certo? Qual é a verdade ou qual é a situação na sua empresa?
Atualmente, mesmo com o avanço da tecnologia, ainda falta gestão da TI para algumas empresas. Mais do que isso, falta gestão da infraestrutura, dos serviços, da documentação, dos processos, da equipe e principalmente da comunicação.
A comunicação com os stakeholders e equipes não é tratada com a devida importância ou efetividade. A TI não fala a mesma língua dos negócios, não utiliza essa habilidade, se apegando no “tecniquês” e omitindo, muitas vezes até desconhecendo, os principais e reais valores para a empresa.
Não é o mais importante o fato do seu projeto ou proposta de investimento incluir o último modelo do equipamento X, a última versão do software Y, as especificações e comparativos técnicos entre as soluções. Todas essas sopas de letrinhas não fazem sentido para a maioria dos empresários ou C-level (diretoria). De tudo o que for apresentado nesse formato a única coisa percebida por esse público nessa comunicação será o preço! Precisamos que a TI entregue valor! Preço é relativo.
E qual é o valor da TI para o negócio? E da solução que você está apresentando? Identifique a missão, visão, valores e estratégias da empresa e então traduza esses objetivos em projetos de tecnologia para viabilizá-los. O ROI desses projetos, alinhados com as estratégias, garantirão que o caminho para o famoso alinhamento da TI com o negócio saia do discurso e realmente vire prática, possibilitando até que em breve uma cadeira no board seja enfim ocupada pela TI.
Sua empresa investe em gestão de TI? Comente sua experiência!
Por: Willyan Goulart