O que dizer acerca da importância da Gestão de Processos nesse cenário de crise econômica, política, de confiança, e de exposição de maus gestores e maus administradores políticos? Neste contexto, há uma grande receptividade a tudo que resultar em produtividade, eficiência e mitigação de riscos; e isso é intrínseco à Gestão de Processos.
Com o cenário vigente, o tema ganha mais força e relevância, trazendo efetividade quando bem entendido e adequadamente implementado. Contudo, o assunto não deve ser encarado como mais um modismo ou uma prática de gestão miraculosa, mas sim, como um meio de alcançar melhores e duradouros resultados.
Reduzir custos, melhorar e integrar atividades, eliminar trabalhos, otimizar estrutura, clarificar regras, papéis e responsabilidades, entender como a empresa entrega valor a seus clientes, são apenas alguns dos benefícios da Gestão de Processos. Aliado a pilares como Estratégia, Pessoas e Tecnologia, os resultados dos processos bem estruturados auxiliam a organização a se manter, crescer e perpetuar no mercado.
Dessa forma, quando a crise passar, o negócio estará enxuto e preparado para um crescimento consistente e sustentável.
Infelizmente, a visão funcional isolada ainda prevalece nas organizações, e a Gestão por Processos ainda não é bem compreendida pelos empresários e gestores. É necessária a conscientização, que começa pelo processo educativo, seja nas Universidades (graduação, pós, MBA, etc.) ou por meio de outros canais, visando preparar os profissionais atuais e futuros. Para isso, é preciso conscientizar também formadores de opinião e tomadores de decisão no âmbito acadêmico, político e educacional para que esse tema seja incluído nas grades e currículos acadêmicos.
Enquanto isso, ainda estamos em uma jornada para influenciar a prática da Gestão por Processos, comprovar resultados efetivos e duradouros, mensurar ganhos financeiros, e promover a disseminação do tema BPM (Business Process Management) nas organizações brasileiras.
Sua empresa utiliza Gestão de Processos? Deixe seu comentário!
Por: Leila Duarte
Fonte: administradores.com.br
eBook: O que é e o que esperar de um ERP