O segredo do sucesso de qualquer empresa é a gestão, e no caso do estoque não é diferente. A gestão de estoque é essencial para uma empresa que quer ter total conhecimento e fazer bom uso de seus ativos, de seus recursos e de seus produtos.
No caso do varejo, a matéria-prima são os produtos que são disponibilizados aos consumidores. Sem um estoque bem gerenciado, é muito comum perder o controle do que é vendido, do que precisa ser reposto e do que vai faltar para o cliente na loja. Isso é o que causa a chamada ruptura de estoque.
Uma boa parcela dos clientes, inclusive, vai trocar uma loja por outra no caso de não encontrar o produto desejado. Cerca de 30% deles optam por fazer isso, segundo a Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo.
É quase um terço dos consumidores. É muita gente para ser deixada para trás, ou pior, para fortalecer os concorrentes.
Por isso, conhecer e praticar a gestão de estoque é a escolha certa para evitar perder clientes e oportunidades no varejo.
Entre as principais iniciativas para afastar esses problemas do negócio estão:
- Controle do estoque;
- Acompanhamento do volume de compras;
- Controle de recebimento de mercadorias;
- Realização de inventário de estoque;
- Estabelecimento de indicadores;
- Expor primeiro os produtos que vencem primeiro (para produtos perecíveis).
Acredite: principalmente o último item pode ser um dreno de dinheiro e recursos de um negócio. Além de ser um produto que não pode ser mais vendido e mancha a imagem do estabelecimento, ainda pode acarretar multas de 400 mil a 6 milhões de reais, caso a fiscalização de agentes públicos constate a venda de produtos vencidos.
Vantagens da gestão de estoque bem feita
Estoque é um dos componentes mais onerosos ao patrimônio de uma empresa. Ao realizar a gestão de estoque de maneiras adequadas, o empreendedor já começa a notar as vantagens e benefícios para o negócio.
Uma das principais delas é ter um controle maior das compras, já que se tem dados em mãos como “produto x vende 100 unidades por mês, por que comprar 1.000 unidades dele para repor”?
Isso, por si só, já gera enorme economia de recursos. Já que revenda e compra podem representar até 74% da despesa de um varejista. Para quem está no ramo, não é difícil de lembrar de compras completamente equivocadas que acabaram resultando em encalhe e redução máxima da margem para tirar esses produtos do estoque.
Um bom nível de controle e gestão será capaz de oferecer números constantes e produzir insights para o empresário. Informações que o farão melhorar o sortimento, margens, preço e até mesmo o relacionamento com seus clientes.
Porém, como você se imagina fazendo isso em seu negócio? Por planilhas eletrônicas? Por tabelas impressas? Pois é, para manter o nível de atualização e precisão necessários para uma boa gestão de estoque é imprescindível contar com um sistema de estoque integrado.
Sim, a solução é encontrar um software capaz de auxiliar na gestão e que seja integrado ao ERP da empresa, para que, assim que um produto sai do estoque e passa pelo checkout, seja imediatamente marcado como indisponível no inventário, entre outras operações.
Essa é uma das quatro dicas que temos nesse texto para manter o estoque da loja em dia. Conheça as outras três clicando aqui.