O Grupo Sispro já soma mais de 50 anos de existência e atende o Brasil com soluções que impactam rotinas corporativas de norte a sul. Nessa trajetória, percebemos ano a ano a importância de ouvir os depoimentos dos clientes para o direcionamento de ações nas nossas empresas.
Nesse post, você vai encontrar tudo sobre como coletar feedbacks e qual o impacto dos depoimentos na renovação de contratos! Siga a leitura e confira!
Como os feedbacks dos clientes se relacionam com o sucesso dos negócios?
A percepção que os clientes têm do seu negócio é uma verdadeira chave para a inovação do seu modo de trabalho, visto que podem surgir ideias que ainda não tinham sido consideradas para implementação. Além disso, os feedbacks mostram ao nosso público o quanto valorizamos a experiência de cada um com o atendimento.
Nessa ótica, ouvindo e aplicando o que os nossos parceiros nos trazem, podemos implementar ações que aumentem o engajamento dessas pessoas com a organização, garantindo assim sucesso na renovação de contratos. Logo, é fundamental que todo gestor conheça métodos de reunir depoimentos e extrair deles o melhor.
3 métodos famosos de coleta de feedback
1. Questionário de satisfação
Estruturar perguntas diretas para que os seus clientes respondam livremente é um dos métodos mais conhecidos de reunir depoimentos. Aqui, a grande vantagem é que você não limita as respostas, permitindo que o seu público se expresse como achar melhor.
- Essa prática pode render insights valiosos sobre os seus serviços e oferece uma visão ampla da experiência dos seus clientes com a sua marca.
2. Rodadas de conversas individuais
Nesse formato, os seus colaboradores reservam tempo para ouvirem como tem sido o vínculo clientes-organização e como se sentem quanto ao atendimento das demandas contratuais. Esse modelo é o mais personalizado de coletar feedbacks e abre espaço para que o parceiro realmente se aproxime da sua equipe.
- Diante desses pontos, realizar entrevistas individuais é uma boa estratégia para fortalecer a conexão empresa-cliente e garantir o sucesso da renovação do contrato.
3. Pesquisa NPS (Net Promoter Score)
A pesquisa NPS é famosa por ser uma maneira bastante prática e assertiva de coletar feedbacks de clientes. Isso porque nesse modelo, você faz uma simples pergunta ao seu cliente: em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa para os seus colegas/amigos?”
A resposta à pergunta indica o nível de satisfação que os clientes têm com o atendimento das demandas contratuais e demonstra a qualidade percebida no serviço da sua empresa. Assim,são considerados grandes promotores da sua marca clientes com notas 9 ou 10, indicando que trarão mais parceiros para o negócio.
Plano de ação a partir dos depoimentos
Após coletar feedbacks, analise as respostas cuidadosamente. Isso é essencial para definir o que será implementado no seu negócio, uma vez que opiniões e sugestões de clientes norteiam as ações para quais são as áreas que merecem melhoria dentro do nosso negócio.
Apenas ouvir os clientes não é suficiente para evitar o cancelamento dos contratos. Logo, elaborar um plano de ação para decidir o que será posto em prática a partir dos depoimentos impacta significativamente na satisfação e fidelização dos parceiros da sua empresa.
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