Estratégias de vendas: saiba como a tecnologia aprimora as estratégias!
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Como a tecnologia aprimora as estratégias de vendas

Até algum tempo atrás quando falávamos sobre vendas e suas estratégias, automaticamente nos voltávamos às empresas de grande porte. Fosse pelo fato do poderio financeiro ou controle sobre os meios de divulgação e marketing, essas empresas detinham as melhores estratégias de vendas.

Entretanto, nos dias de hoje, essas mesmas empresas se encontram na posição de disputa de espaço no mercado com empresas de pequeno e médio porte. Sabe o que propiciou esse cenário surpreendente? A tecnologia tem peso direto nesse aspecto.

A facilidade com que as empresas são encontradas e encontram seus clientes, determinam seu estágio de compra e são assertivas no momento apropriado da venda, possibilitou igualdade de mercado aos diferentes perfis de empreendedores.

Nesse conteúdo traremos um pouco mais sobre como a tecnologia aprimora as estratégias de vendas. Confira!

Estratégias de vendas: 5 motivos utilizar a tecnologia

estratégias de vendas e a tecnologia

Assim como mencionamos acima, essa igualdade em termos de abrangência da marca, é fruto de um trabalho profissional planejado. É importante destacar essa questão, pois mesmo com as melhores estratégias para aumentar as vendas, é capital contar com um plano avantajado e completo.

Se você ainda está com o pé atrás quanto aos conceitos e aplicações da transformação digital, fique calmo! Afinal, vamos apresentar fatos relevantes que contribuem para um entendimento simplificado.

1 – Gestão e controle do tempo aumentam as vendas

Você consegue imaginar como as reuniões de negócios eram feitas alguns anos atrás? Existia a necessidade de deslocamento, tempo despendido e em certos casos, resultados negativos.

Por outro lado, hoje tudo é mais simplificado e as empresas adquiriram a capacidade de minimizar o escoamento de recursos e direcionamento para questões importantes.

Sem sombra de dúvidas, gerir o tempo é um dos maiores desafios da gestão empresarial e a tecnologia alivia esse fardo. Hoje, se uma reunião entre vendedores e clientes surge uma simples videoconferência é suficiente.

Os empreendedores possuem ainda e-mails corporativos que facilitam todo a comunicação com os clientes e fornecedores. Em vista disso, todos os processos e operações diárias foram otimizadas.

2 – O CRM é seu melhor aliado

Quando abordamos a questão de estratégias de vendas, não podemos ignorar o fato de que o foco das empresas hoje é o cliente. Logo, a utilização de sistemas como o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), além de altamente recomendada, é no mínimo vantajosa e eficaz.

Vamos assumir um cenário que já foi realidade para diversos empreendedores. Tempos atrás em uma imobiliária, onde não existiam as ferramentas tecnológicas que temos hoje, o corretor certamente ficava sentado em seu escritório esperando os interessados em comprar um imóvel aparecerem.

Ele poderia no máximo pegar seu carro e sair em busca de clientes ou mesmo procurar em sua agenda. Hoje, com um clique o corretor visualiza uma vasta lista de contatos categorizados como: potenciais compradores, prospects e vendas certas.

Isso é resultado da tecnologia empregada pela ferramenta de gestão CRM. Vale ressaltar que além das informações completas, o foco de adquirir um CRM é ter o cliente no centro das estratégias de vendas da empresa.

3 – Maneiras simplificadas de contato e relacionamento com o cliente

Quer fidelizar seus clientes e aumentar as vendas? Esteja em contato permanente e atue como um solucionador de problemas. Toda gestão deveria ter como direcionamento o contato constante com seus consumidores.

Certamente essa é uma das vantagens da tecnologia, pois encurtou e facilitou o acesso à comunicação. Hoje com uma mensagem direta enviada do smartphone, e-mail, redes sociais específicas ou por meio de conferências online e instantâneas, a gestão coloca o vendedor e o atendimento aos clientes onde estiverem.

4 – Mensuração aprimorada do desempenho

Aqui vale a ressalva da aplicação da análise de dados aliada a um sistema como o CRM, mencionado acima. Em posse dos dados coletados do sistema a empresa consegue visualizar os pontos fortes e funcionais das estratégias de vendas.

Sem chutes ou palpites aleatórios, a gestão desempenha o papel vital de executar alterações no planejamento inicial. Além disso, aperfeiçoa a percepção do cliente, aumentas as vendas e atinge a fatia certa no mercado.

5 – Gestão empresarial ganha novo fôlego

Se você olhar para os processos de uma empresa nos dias de hoje, é possível enxergar tecnologias que auxiliam e transformam a gestão.

Temos o controle da jornada do trabalho, controle do fluxo de caixa, controle do estoque, ferramentas de gestão de pessoas, dentre tantas outras. Apesar de apresentarem características e funcionamento diversificados, todas possuem um objetivo em comum, que é a otimização e sucesso da gestão empresarial.

Aliar a estratégia para aumentar as vendas a uma solução baseada na tecnologia é a combinação certa para qualquer planejamento.

Nesse momento cabe apenas uma pergunta! Como sua empresa pactua as estratégias de vendas com a tecnologia? O primeiro passo é trazer tecnologias desenvolvidas por referências no disputado mercado de soluções avançadas!