Não cometa esses erros no inventário da sua empresa

Inventários são conhecidos como uma das grandes dificuldades quando o assunto é gestão patrimonial. Tal fato se deve à complexidade de reunir e atualizar informações, uma vez que um bom inventário contém todas as características técnicas dos bens que compõem o patrimônio do negócio.
Nesse cenário, quando a listagem dos itens é realizada de forma equivocada, o resultado são demonstrações contábeis não aprovadas pela auditoria e perdas financeiras que poderiam ter sido evitadas. Assim, é fundamental que haja precisão na contagem dos ativos.
>> Pensando em ajudar aqueles que têm dúvidas na elaboração do inventário, os nossos especialistas prepararam um e-book completo que serve de guia prático para realizá-lo.
Neste blog post, separamos 4 erros que você deve ficar atento para não cometer na hora de realizar a listagem dos bens da sua empresa! Continue na leitura e confira!
4 erros que você não deve cometer no inventário da sua empresa
Na hora de gerenciar bens é costumeiro que ocorram equívocos, especialmente quando a empresa tem uma rotatividade de produtos muito intensa. No entanto, erros no inventário podem significar verdadeiros rombos financeiros para o negócio, de forma que devem ser evitados sempre que possível.
1. Compra mal planejada de produtos
A compra equivocada de produtos ocorre quando o gestor não tem o levantamento atualizado do fluxo de vendas e da rotatividade do estoque no último período. Logo, produtos de venda sazonal podem ser comprados, abarrotando o depósito com ativos que não terão saída nos meses seguintes.
Para evitar essa situação, é importante que as informações anteriores do inventário permaneçam atualizadas e com fácil acesso, garantindo que o gestor possa analisá-las antes de fazer compras.
2. Controle ineficiente de transferências
Acontece quando os registros de movimentação dos bens estão desatualizados, prejudicando o inventário com informações imprecisas sobre o patrimônio do negócio. Essa prática é comum em empresas que realizam o controle manual de bens transferidos, já que a listagem fica mais suscetível a erros por desatenção.
Por isso, para que tenham o controle preciso dos ativos, é importante que os gestores se atentem a meios mais modernos na hora de gerenciar transferências, a exemplo de softwares empresariais.
3. Falta de padronização no lançamento de dados
Quando os gestores não têm um processo que ofereça clareza de como realizar o inventário, o lançamento dos dados se torna despadronizado e, em geral, repleto de erros. A falta de padronização abre brechas para que faltem informações nos registros, culminando em demonstrações reprovadas pela auditoria.
Atualmente, para acabar com a despadronização, muitas empresas optam pelo uso de sistemas automatizados que uniformizam os registros. Assim, as chances de incorrer em problemas com o Fisco se reduzem consideravelmente.
4. Não investir em tecnologia
Em geral, negócios que operam no “modelo tradicional” resistem em aderir às tecnologias já disponíveis e aprovadas para gestão patrimonial. No entanto, insistir nisso é um grande erro, uma vez que no Brasil, 7 em cada 10 empresas já se utilizam de tecnologia para otimizar processos, segundo a Agência Brasil.
Nessa ótica, organizações que mantêm a gestão manual têm uma grande tendência a perderem expressividade em relação àquelas que já se utilizam da inovação para garantir mais eficiência aos registros.
Como um inventário eficiente ajuda a sua empresa a crescer
Integrar a gestão de bens a um software atualizado proporciona mais consistência sobre os ativos do negócio. Isso porque no software, o gestor tem acesso a informações sempre atualizadas e acessa de onde estiver dados para controle completo dos bens.
Assim, além de mitigar erros comuns, o uso da tecnologia garante mais assertividade na realização do inventário e menos riscos para as empresas.
Confira alguns benefícios da inovação no controle patrimonial:
- Praticidade para obter relatórios detalhados sobre o estoque
- Total conformidade das demonstrações fiscais e contábeis
- Nada de desperdício de dinheiro em compras infundadas
- Precisão completa de dados para guiar decisões assertivas
Conte com quem trabalha há 50 anos pelo sucesso das empresas
A Sispro é referência nacional em inovação para a gestão patrimonial de empresas de grande porte. Graças ao trabalho altamente qualificado da nossa equipe, já impactamos mais de 500 mil pessoas com as nossas soluções.
No software para gestão de patrimônio, o usuário dispõe de uma interface moderna para administrar os bens da empresa de onde quer que esteja e visualizar relatórios atualizados do inventário.
Desse modo, por meio de uma gestão 100% web e 100% Cloud, é garantido total controle das informações contábeis e fiscais do negócio. Se interessou?
Conheça hoje mesmo todas as funcionalidades do Sispro Gestão Patrimonial!
