A adoção de sistemas ERP se tornou fundamental para qualquer empresa, pois ele tornou-se essencial para o crescimento, gestão e inovação. Um sistema ERP interliga todos os processos da empresa, melhorando a gestão, diminuindo o retrabalho, além de aumentar a produção e proporcionar a tomada de decisões mais ágil. A adoção do sistema ERP também elimina burocracias desnecessárias e agiliza e consolida processos.
Diante de tantas vantagens, fica evidente que a contratação do ERP proporciona vantagens, mas é preciso tomar alguns cuidados. Preparamos esse post com algumas dicas fundamentais para realizar uma contratação assertiva de ERP. Confira.
Os custos para a contratação do sistema ERP
Uma dúvida que pode estar assolando a cabeça de muitos empreendedores é: quanto custa a contratação de um sistema ERP? São variados os custos demandados para a contratação, desde o investimento em infraestrutura, até o valor de customização do sistema.
Obtenção da Licença de Uso
Há diversas modalidades de venda e aluguel para adquirir a licença de uso do sistema. É possível obter a licença vitalícia, que seria a compra do sistema, ou efetuar contratos de locação, em que o usuário paga mensal ou anualmente. Ainda é possível variar o valor de contratação conforme os módulos adquiridos. Por exemplo, uma empresa pode contratar 60% do software ERP oferecido. Com isso, o valor de licença de uso irá variar.
Custos de manutenção
Muitas empresas de TI cobram um custo de manutenção, que pode variar conforme os módulos, tipo de licença adquiridos e a manutenção realizada.
Custos de suporte
Todo sistema ERP oferece sistema de suporte e ajuda para os usuários, que pode ser premium, e certamente terá custos. Geralmente suportes premium incluem treinamento e consultoria personalizada.
Versões mais atuais do sistema
O ERP, assim como todos os softwares, apresenta atualizações constantes devido à correção de pequenos erros, atualizações e inclusões de novas regras tributárias etc. No entanto, quando a atualização é mais profunda, como a inclusão de uma nova tecnologia, nova integração com o banco de dados, novo módulo, entre outros, pode gerar custos para adquiri-las.
Custos de instalação
Normalmente, a instalação do sistema ERP não apresenta custos. No entanto, algumas empresas precisam de uma instalação especial, como necessidade de consultorias etc., o que demanda mais custos para a implantação.
Necessidade de customização
Muitas empresas de TI oferecem a possibilidade de customizar os ERPs, visando melhor atender às necessidades dos clientes. Estas customizações podem gerar mais custos, já que a empresa terá que modificar os módulos para atender especialmente a um cliente.
Realize pagamentos de acordo com as entregas do sistema ERP
Ao contratar um sistema ERP, uma das dúvidas que todo empreendedor tem é quanto ao modo de pagamento. Deve-se pagar adiantado? Uma quantia adiantada? Parcelar a compra?
Recomenda-se que o pagamento seja feito conforme a entrega de módulos, já que é comum a implantação por módulos do sistema em uma empresa.
Verifique se a sua empresa tem a infraestrutura adequada
Antes de implantar o ERP, deve-se verificar se a empresa oferece aporte para o novo software em sua infraestrutura. Verificar se os computadores e sistemas operacionais são compatíveis com ele, se há internet utilizada é robusta o suficiente para a troca de dados.
Verifique se há necessidade de consultoria
Caso seja a sua primeira contratação de um ERP, ou ainda, caso esteja mudando profundamente toda política e gestão da empresa, talvez seja interessante contratar uma consultoria especializada para que essa transição seja feita da melhor maneira possível.
Os sistemas ERPs vieram para simplificar e otimizar a gestão da empresa. Portanto, simplificar a contratação deste sistema com estas dicas é fundamental para o sucesso da implantação dos ERPs.
Fonte: Equipe Sispro Software Empresarial