O desafio de fazer o controle dos fornecedores

Gerenciar os fornecedores é uma atividade estratégica no varejo e que merece total atenção. O controle de fornecedores alinhado com o processo de vendas da empresa traz como resultado o aumento da eficiência, melhor qualidade nos produtos, menor custo, melhor preço de venda e consequentemente maior satisfação do cliente.

Por outro lado, o descontrole dos fornecedores é ímpio e tem efeitos em toda a operação do varejo. Produtos podem ser entregues com atraso deixando a empresa com ruptura de estoque, sem mercadoria para atender aos clientes.

A falta de produtos pode levar a compras de emergência que diminuem as margens para negociar melhores preços e/ou condições de pagamento.

O varejo tem vários desafios na busca de um controle efetivo dos fornecedores. E tudo inicia pelo cadastro de fornecedores que deve ter, além dos dados de identificação e localização, informações complementares que impactam na entrega dos produtos como prazo médio de entrega, política de descontos, promoções e assistência técnica.

Outros desafios para planejar as compras são conhecer o volume em estoque, giro dos produtos e demanda de venda.

Compras realizadas levando em conta estes números, tende a manter um estoque suficiente para atender os clientes, sem, contudo, manter estoque parado ou produtos faltando.

O acompanhamento do processo de compra e recebimento também requer atenção.

Atrasos constantes de entrega ou produtos com nível de qualidade inferior ao contratado acabam gerando atrasos na entrega ao consumidor ou pior, acabando em venda perdida.

Usando o ERP no controle de fornecedores

controle de fornecedores

O ERP tem recursos que facilitam o controle de fornecedores e estão alinhados com os objetivos de uma gestão eficiente.

O ERP conta com módulos que automatizam atividades, direcionam processos e que facilmente mantém registros históricos, permitindo a criação de inúmeros indicadores.

O módulo de controle de estoque possibilita identificar produtos sem giro para compor promoções.

Pode também avisar quando determinado produto tiver comportamento alterado, como aumento do volume de vendas. Além de sugerir a compra de mais unidades e impedir que esta informação passe despercebida, ocasionando a falta de produto.

As consultas que o ERP oferece em smartphone e tablets, permite a equipe de compras tenha, literalmente na mão, informações estratégicas do fornecedor e dos produtos. Isso possibilita melhor negociação na hora de compra dos valores, dos prazos e das condições de pagamento.

Os painéis (dashboards), oferecidos pelos ERPs, permitem acesso fácil e rápido aos dados dos produtos e fornecedores. Além de incluir seu histórico de movimentação.

Facilmente se tem um top 10 dos produtos mais vendidos, os maiores fornecedores, os fornecedores com melhor entrega e tantos outros indicadores.

Estas informações podem ser apresentadas de forma dinâmica, consolidada ou detalhada. É possível evidenciar tendências e sazonalidades, dando base para a tomada de decisão.

Relacionamento com o fornecedor

Uma boa prática de mercado utilizada pelo varejo é investir no relacionamento com o fornecedor. Uma proximidade entre a empresa e fornecedor levam a maior comprometimento de ambas as partes.

Na hora da compra, o varejista considera a logística do fornecedor, bem como se o fornecedor se compromete com a qualidade e entrega no prazo. Contratos formalizam os níveis de garantia do relacionamento, bem como condições de entrega e qualidade.

O módulo de contratos do ERP gerencia de forma completa os contratos. Desde seu registro, assinaturas e aditivos, bem como os eventos de entrega e pontualidades.

Quer saber mais sobre controle de fornecedores e os resultados que a gestão de contratos pode trazer? Acesse o texto que preparamos para você “Como a formalização digital de contratos pode contribuir para resultados na empresa

 

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