O que é e como fazer o controle de ativos na sua empresa - SISPRO
23889
post-template-default,single,single-post,postid-23889,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

O que é e como fazer o controle de ativos na sua empresa

controle de ativos

Você sabe o que é controle de ativos? Tem tido dificuldades para gerir os ativos da sua empresa? Esse é um dos problemas mais comuns quando trata-se de gestão de ativos dentro das organizações, sejam elas pequenas, médias ou grandes. 

Neste artigo vamos te mostrar os pontos mais importantes sobre o assunto, desde o princípio, e ainda dar dicas sobre como realizar da melhor forma os ativos da sua empresa, sem que você precise tomar decisões extremas. Ficou curioso? Confira o texto completo abaixo!

O que é ativo?

Chama-se de ativo todo o bem que uma empresa pode controlar. Essa é a definição compartilhada pela International Organization for Standardization, mais conhecida como ISO. Os ativos podem ser tangíveis ou não, o que quer dizer que até os conhecimentos intelectuais podem ser considerados um ativo de uma empresa. 

Alguns dos ativos ou imobilizados mais comuns de uma organização são:

  • Ferramentas;
  • Máquinas industriais;
  • Equipamentos tecnológicos ligados a TI;
  • Matéria prima; 
  • Contratos.

E na categoria de ativos intangíveis considera-se o conhecimento técnico e a experiência como propriedade de uma empresa. A gestão de ativos nada mais é do que acompanhar a “vida” de todo bem, desde de sua aquisição até o momento do seu descarte. É importante garantir o controle de todas as entradas e saídas de ativos, tendo registros de todo caminho percorrido por cada um dos ativos. 

Por que fazer o controle de ativos é importante?

A gestão de ativos tem como base atividades que possuem objetivos voltados para alçar o maior valor possível com os bens de uma empresa, ou seja, como esses ativos irão retornar para as organizações todos os investimentos realizados. 

Neste contexto são incluídas atividades como: balanceamento de custos, oportunidades e riscos. Sendo assim, a gestão de ativos inicia antes mesmo de um bem ser adquirido, começa a partir do momento que um gestor determina se é válido ou não o investimento monetário em determinado bem. E é por conta disso que se faz importante realizar o controle de ativos, esse procedimento acompanha todo o ciclo de vida dos bens, mostrando para a empresa o retorno de seu investimento. 

Quais os impactos positivos que o controle proporciona

O controle de ativos auxilia as organizações a conservar o valor de seu patrimônio. Determinadas metodologias buscam meios de fazer com que esses ativos trabalhem para a sua empresa, gerando lucro mesmo quando estão imobilizados. 

Um dos principais impactos desse tipo de gestão é no setor Financeiro de uma empresa. No sentido financeiro, a gestão de ativos promete calcular o quão vantajoso pode ser adquirir ou alugar bens durante o período ocioso. Neste caso podemos pegar como exemplo a situação dos veículos de uma empresa. O lucro obtido somente com essa prática pode ser convertido em melhorias.

Outro setor que é impactado por essas ações é o Estoque. Um controle de estoque eficiente pode auxiliar na redução de despesas de uma organização. Ter acesso a todas as informações faz toda diferença, pois aquisições desnecessárias saem da lista de gastos, tornando o foco da empresa mais estratégico.

Com um controle de ativos eficiente os gestores conseguem ter acesso ao estoque instantaneamente e confere se há algum ativo disponível, evitando que uma compra desnecessária seja realizada. 

O controle de ativos também têm impacto na manutenção dos equipamentos, é responsável por realizar um acompanhamento dos intervalos em que ações são necessárias.

Prestes a atingir o prazo de validade de um componente, o sistema está programado para solicitar seu conserto, antes que algum erro ocorra. Sendo assim, se a durabilidade de algum objeto for por determinado tempo, antes mesmo do prazo acabar é providenciada a reposição do mesmo. 

Quais os impactos negativos causados pela falta de gestão dos ativos

A não gestão dos ativos pode acarretar em impactos negativos para as empresas. Algumas dessas consequências são: 

  • falta de rigidez sobre o monitoramento do patrimônio, fazendo com que o número de furtos e desvios aumente, causando prejuízo para a empresa; 
  • A falta de um controle de ativos pode fazer com que a empresa não realize de forma correta o seu registro contábil, o que pode gerar perdas processuais; 
  • Sem a realização do controle desses ativos imobilizados, uma empresa não estará pronta para realizar fusões com outras marcas, aquisições de equipamentos, entre outras coisas. 

Como realizar o controle de ativos?

Como primeiro passo, para que uma gestão de ativos seja boa o suficiente é importante realizar um inventário dos ativos da empresa. É imprescindível ter o registro de todos os bens imobilizados da organização, especificando muito bem as características dos bens e seus maiores diferenciais.

Outra questão importante é a qualificação da equipe que lida com esse assunto dentro da organização. Forneça cursos e treinamentos para que sua equipe esteja altamente qualificada para gerir os bens da sua empresa. 

Ter auxílio de uma tecnologia de ponta é uma parte fundamental para o gerenciamento de ativos. Com um software adequado, as atividades que são feitas de maneira manual passam a ser automatizadas, garantindo para a empresa a instantaneidade das informações mais relevantes para o setor. 

Ao iniciar a gestão de ativos é importante ter em mãos dados confiáveis, pois informações erradas podem comprometer toda a operação, fazendo com que você precise retornar ao ponto inicial.

Por fim, certifique-se de que a solução tecnológica escolhida para auxiliar sua empresa nessa área tenha integração com outros sistemas e remova da lista aqueles ativos que não pertencem mais a sua empresa e ainda constam no inventário. 

Como a solução SISPRO ERP pode auxiliar sua empresa na gestão de ativos?

O sistema ERP da sua empresa está preparado para atender todas as suas necessidades atualmente? Se a resposta for não, nós temos uma solução: SISPRO ERP Cloud!

Tenha um sistema de ERP Cloud completo e que cumpre todas as exigências da gestão de ativos da sua empresa, acompanha e controla a evolução do seu negócio através de relatórios. 

Nosso módulo de Gestão Patrimonial é o mais completo do mercado e está pronto para atender todas as suas demandas de gestão patrimonial e gerir todos os ativos da sua empresa, incluindo os controles físico, contábil, societário e fiscal, com mais facilidade e eficiência, atendendo todas as normas exigidas. Quer saber mais? Clique aqui e solicite um orçamento, nossa equipe está a postos para atendê-lo da melhor forma possível!