Para muitas empresas, o CRM já é uma ferramenta firmada em seus processos, trazendo melhoria constante na organização e gerenciamento das informações, a fim de estimular uma relação mais “pessoalizada” com os clientes.
Não distante, essa ferramenta é uma verdadeira “mão na roda” para a equipe de vendas, pois abrevia o processo comercial e amplia resultados.
Contudo, a grande maioria ainda desconhece seu verdadeiro potencial, por exemplo, você consegue associar o CRM como método de conexão entre marketing e vendas?
O que acha de descobrir na prática como o CRM transforma o processo de prospecção de clientes? Conheça sua ligação e integração com o marketing e vendas. Depois disso verá como essa ferramenta é inevitável para seu negócio. Boa leitura!
Qual o motivo para tantas empresas utilizarem o software estratégico?
O motivo é bem simples na verdade. O software CRM é um recurso que está muito além de um software padrão. Ele traz a organização necessária ao processo comercial da empresa, estimulando mais conhecimento sobre os clientes, o que maximiza a performance em vendas.
O foco principal aqui é exclusivamente o cliente e isso gera mais eficiência, com ações direcionadas a atender suas necessidades e dores. Tal estratégia só é possível a partir da percepção melhorada de todo o funil de vendas.
Diferentemente das tecnologias antigas, o sistema atual é bastante intuitivo e propicia uma usabilidade prática, beneficiando diretamente a atuação dos vendedores com insights relevantes e um “know-how” sobre a melhor abordagem para o nível de maturidade do cliente no funil.
Todavia, o que realmente motiva um negócio aderir ao CRM é a sua capacidade de integração com outras ferramentas. Por exemplo, a automação de e-mail marketing é uma possibilidade que agrega recursos essenciais para o enriquecimento da base de contatos e comunicação aprimorada com os leads.
Imagine por um momento: o CRM capta, organiza e oferece uma visão ampliada dos processos, apontando oportunidades e facilitando o trabalho. Em seguida, a força de vendas identifica a brecha que faltava para direcionar um cliente do meio para o fundo do pipeline.
Por fim, de dentro da própria plataforma é viável disparar e-mails direcionados, com o conteúdo certo e no momento ideal. As chances de concretizar uma venda, só aumentam com a identificação da maturidade e posicionamento do cliente no funil.
Portanto, uma ferramenta complementa a outra, onde a venda é assegurada pelo CRM, mas com a ajuda imprescindível da ação de marketing do e-mail. Vamos agora às vantagens!
CRM em marketing: quais as vantagens que ampliam vendas?
“Mas e se eu quiser utilizar apenas o e-mail marketing automatizado ou unicamente o CRM, não terei resultados?”.
Bom, é muito provável que os tenha, mas qual a urgência do seu negócio hoje, especialmente em face à crise? Qual o ROI (Retorno sobre o investimento) exato espera conseguir? Qual será a estratégia utilizada para cobrir a ausência de uma das ferramentas?
Não seria muito mais prático ter uma solução que ofereça ambas as possibilidades, de forma integrada e total funcionalidade? É fundamental inovar nesse momento, mas com planejamento e muita análise sobre o que é viável para conseguir vender mais.
Em se tratando das vantagens do CRM em marketing, podemos elencar as seguintes:
1. Muita facilidade no monitoramento do ciclo de vendas da empresa;
2. Assertividade no acompanhamento do ciclo de vida dos leads e clientes;
3. Promove um atendimento individualizado e customizado para cada cliente;
4. Integração que oferece inúmeras estratégias de abordagem;
5. Possibilidade de maior inclusão de novas ferramentas.
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