Indicadores de vendas: como monitorar os indicadores do meu time
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Indicadores de vendas: como monitorar os indicadores do meu time

Como monitorar indicadores de vendas

Certamente você conhece a situação das suas vendas, bastando apenas um olhar para os números, mas te perguntamos: sem indicadores de vendas é possível aprofundar um olhar mais cirúrgico, a fim de entender o que realmente significam?

É bem provável que não, uma vez que deixar de praticar essa análise não garante resultado palpável no longo prazo. Talvez em uma estratégia no curto prazo seja possível obter alguns resultados, mas para crescer de verdade, sua equipe de vendas precisa conhecer cada aspecto de cada venda.

E nesse cenário, empresário brasileiro, só resta anuir com os principais indicadores de vendas que trazem uma assertividade única. Quer potencializar a eficiência da sua força de vendas? Então, você não pode deixar de conferir!

É possível monitorar os indicadores de vendas da minha equipe?

Sim, muito mais do que possível é imprescindível que o faça, mas com algumas considerações. Nenhum indicador se mostra eficaz sem que fundamentado no planejamento bem estruturado. Além do mais, deve existir organização centrada nas principais metas, pois do contrário se torna uma mensuração vazia. Conheça 3 formas de mensurar com avidez os indicativos!

1 – O pilar principal são metas tangíveis

As metas tangíveis serão o norte inicial para toda estratégia baseada nos indicadores. Sendo assim, inicie esse projeto ao realizar um “brainstorming” entre gestores, líderes e direção, com o intuito de encontrar direcionamento assertivo.

Em seguida, o processo para definir quais indicadores utilizar será facilitado e mais certeiro. Por exemplo, como a gestão saberá o valor investido em conquistar novos clientes sem analisar o CAC (Custo de Aquisição por Cliente)? Consegue enxergar a importância das metas?

Isso funciona também para identificar o faturamento mensal por exemplo, basta determinar a necessidade de conhecer sua receita atual. Contudo, o mais importante é manter o pé no chão e não exagerar na hora de estabelecer objetivos.

2 – Todo indicador deve ser respaldado nos objetivos do negócio

Para tornar a medição precisa é fundamental que os indicadores estejam alinhados com os objetivos estratégicos do negócio. Aliás, é somente dessa forma que a empresa consegue informações reais, facilitando completamente a tomada de decisão, seja para redirecionar um processo ou viabilizar melhores estratégias.

3 – Estipule o tempo empenhado em cada indicador

Não é só porque um indicador tem o objetivo de apontar dados, que ele possui a mesma periodicidade em cada demanda. Em outras palavras, cada indicador possui um tempo específico para surtir efeito e fazer valer o esforço.

Suponhamos que a gestão tenha que apresentar a receita de cada mês, então, o indicador de faturamento deve ser analisado mensalmente. Todavia, para acertar na previsão do número de vendas a equipe deve aplicar um indicador chamado “forecast de vendas”. Para que não gere imprecisões muito grandes é crucial que seja analisado semanalmente e não mensalmente.

Uma maneira simples de identificar o tempo ideal para cada KPI (Key Performance Indicator) é analisar a regularidade dos dados necessários para formular a melhor tomada de decisão.

O que motiva a implementação e monitoramento de indicadores de vendas?

Na teoria os indicadores nunca deveriam ser deixados de lado. Suas informações são a base que concretiza qualquer empresa de sucesso, pois viabiliza o conhecimento da sua saúde geral.

E para fortalecer essa ideia reunimos os 4 principais benefícios que motivam uma equipe de vendas e gestores colocarem a análise de dados à prova.

1 – Aperfeiçoamento completo do desempenho do time de vendas;

2 – Maximiza o acerto na previsão constante do número de vendas;

3 – Evidencia as incapacidades nos processos de vendas;

4 – Simplifica a compreensão do desempenho individual de cada vendedor.

Conclusão com chave de ouro para te ajudar

Como sempre, nós da SISPRO somos especialistas em identificar suas necessidades, a fim de facilitar o crescimento escalável da sua empresa.

É por isso que desenvolvemos uma solução que facilita o acompanhamento em tempo real da sua equipe de vendas. Além disso, colocamos você no controle do seu funil de vendas para que todo indicador faça sentido dentro do seu planejamento.Quer ter o melhor e mais bem estruturado processo de vendas? Então, saiba que nossa equipe já está te esperando!