Retenção de clientes: saiba como melhorar essa estratégia!
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Entenda como melhorar a retenção de clientes

Não há como negar que o mercado atual é implacável e requer aperfeiçoamento constante das empresas. Aprimorar a retenção de clientes é ainda, uma das melhores maneiras de se manter competitivo no mercado.

No entanto, esse é um dos grandes desafios das empresas, pois grande parte acaba por focar apenas em agregar novos clientes e se esquece de nutrir aqueles já consolidados.

Sair em busca da retenção de clientes proporciona grandes vantagens como previsibilidade de receita, aumento no faturamento e consequente longevidade da empresa.

Se sua empresa sofre constantes reduções na carteira de clientes esse conteúdo é para você. Agora é hora de aprender como melhorar a retenção de clientes e começar a obter grandes vantagens para o seu negócio, acompanhe!

Veja o conceito de retenção de clientes

A grosso modo, o conceito de reter um cliente é observar a fidelidade desse cliente a sua marca. É compreender o desejo de permanecer fiel ao seu negócio, ou seja, ao oferecer sua preferência no momento da aquisição de um produto ou serviço.

É importante compreender que mais positivo do que conseguir novos clientes, é ser capaz de manter os já fidelizados. Contudo, uma parcela dos empreendedores julga que apenas empresas atuantes do modelo de assinatura devem buscar a retenção.

Isso não poderia estar mais distorcido, pois como você espera que um cliente permaneça fiel a sua marca se não houver novos engajamentos? É preciso nutrir e buscar lapidar essa relação, a fim de oferecer atendimento diferenciado e posterior aumento na satisfação deste consumidor.

Além da retenção de clientes, viabilizar um atendimento especializado e diferenciado, como acontece com o customer success, é imprescindível. Os resultados são indicações a outros consumidores, novas contas à carteira de clientes sem despender novos investimentos.

Não sabe porque sua carteira de clientes diminuiu? Descubra!

como melhorar a retenção de clientes

Todo negócio passa por cancelamentos e afastamentos de seus clientes. Todavia, é a forma como a empresa encara essa situação que determina os resultados. É importante antes de mais nada, compreender o motivo da escolha do cliente.

Buscar compreender o cenário ajuda a melhorar os recursos de Marketing e Vendas, pois é possível elaborar campanhas mais assertivas. Quanto mais alinhados estiverem os clientes com o direcionamento da empresa, maiores são as chances de retenção.

Procure implementar pesquisas de satisfação periódicas, a fim de determinar como seu cliente enxerga o modelo de negócio atual. Além disso, mesmo que um cliente tenha se desligado recentemente é fundamental entender seus motivos.

Isso proporciona relações futuras aprimoradas, pois a gestão enxerga os pontos que demandam mudanças.

O melhor caminho é estimular a experiência do cliente

Pesquisas recentes determinam que quase 70% do afastamento de um cliente com a marca, está relacionado a um mal atendimento. Em tempos que a experiência do cliente é o foco de mercado, oferecer um atendimento de baixa qualidade é o fator crucial para o fracasso empresarial.

Sendo assim, com o intuito de estimular e ampliar a presença dos fidelizados, ofereça meios de comunicação funcionais. Portanto, além de disponibilizar os canais de comunicação, desenvolva serviços multi canal.

Podemos definir 2 pilares que influenciam diretamente nesta etapa: realizar o Orboarding dos novos clientes e otimizar o suporte da empresa.

O conceito de onboarding está vinculado à prática de engrandecer a experiência de um cliente com um serviço ou produto. Por meio de vídeos, webinars, reuniões e calls especializadas em treinamentos é possível estimular o melhor proveito do seu cliente com relação ao que acabou de adquirir.

Essa etapa permite que seu consumidor tire o máximo possível dessa parceria. Por outro lado, construir um suporte especializado fortalece ainda mais a relação entre cliente e empresa e isso certamente age na retenção de clientes.

Desenvolva um setor competente voltado ao cliente

Todos os passos anteriores podem ser otimizados com um setor de customer success voltado realmente aos clientes. Dessa forma, é viável antecipar demandas, estimar a presença e ampliar a experiência.

Toda grande empresa de sucesso possui um departamento específico para trabalhar o relacionamento com seus clientes. Isso porque, esse setor é capaz de angariar importantes dados que traduzem o comportamento dos consumidores.

Em posse de informações certeiras a gestão compreende o que deve ser feito para contornar possíveis adversidades.

Como anda a relação entre sua empresa e seus clientes? Como você enxerga a retenção de clientes agora? Esperamos ter apresentado importantes informações de como melhorar esse importante aspecto para o crescimento de um negócio!