Não tem saída, a gestão é o que define o sucesso de uma empresa. Se ela se manterá competitiva, se ela produzirá com qualidade, se ela satisfará seus clientes… Tudo passa pela gestão!
Veja algumas dicas de como tornar a gestão da sua empresa mais eficiente com ajuda da tecnologia – como um bom sistema integrado de gestão empresarial (ERP) pode ajudar nesta jornada – e melhorar seus resultados:
1 – Capriche na administração de suprimentos
Acompanhe de perto todo o processo de aquisição de produtos e serviços que serão utilizados na produção e nas assessorias da sua empresa. Seu ERP deve facilitar esta gestão, automatizando as atividades e gerando relatórios que te deem uma visão panorâmica do relacionamento com os fornecedores, negociações, controles de qualidade, de estoques etc.
2 – Profissionalize o departamento de vendas
A gestão comercial pode fazer toda a diferença na lucratividade da sua empresa. Quanto mais os processos de vendas forem afinados com os demais departamentos – desde a manufatura e até o marketing -, mais os vendedores entregarão resultados.
O sistema deve facilitar a vida da equipe, trazer informações sobre os clientes e os produtos, bem como integrar com financeiro, controladoria e os demais departamentos que estão ligados ao comercial.
3 – Controle sua produção
O processo de produção automatizado, além de garantir agilidade na fabricação também contribui com a qualidade das mercadorias que sua empresa oferece ao mercado. Um bom ERP deve apoiar a engenharia de processos, flexibilizar a criação e desenvolvimento de produtos, controlar as demandas de estoque etc.
Além do tático, o sistema deve ser capaz de dar visão gerencial aos gestores, com relatórios personalizados e fáceis de serem gerados e interpretados. Com essa padronização, você conseguirá transformar a produção da sua empresa para mais barata, rápida e eficiente.
4 – Gerencie o patrimônio do seu negócio
Os ativos imobilizados da sua empresa precisam ser bem administrados. Então, certifique-se de que o seu ERP permite registrar e processar as informações contábeis e fiscais e efetua o controle físico de todos bens patrimoniais.
5 – Acompanhe de perto suas finanças
Torne os processos de contas a pagar, contas a receber, integrações bancárias, tesouraria e obrigações fiscais mais padronizados e eficientes. As finanças precisam ser acompanhadas de perto, pois a saúde financeira da empresa não permite surpresas.
Seu ERP deve te dar visão gerencial no que diz respeito às finanças, tornando-as realmente estratégicas para o seu negócio, com funcionalidades que facilitem as atividades das pessoas e processe com rapidez, precisão e segurança os dados.
6 – Não erre na gestão fiscal e contábil
Seu sistema deve te dar facilidades para gerir as obrigações fiscais e contábeis, documentos eletrônicos e obrigatoriedades. Como o Brasil tem um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, os erros devem ser minimizados e eliminados para não correr riscos de multas, sanções e evitar retrabalhos.
Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário!
Fonte: Equipe Sispro Software Empresarial