Garantir a retenção de clientes em tempos de crise é possível, mas é necessário adaptação e um planejamento constante. O tema retenção nunca foi tão debatido quanto atualmente. Afinal, evitar custos excessivos na aquisição de novos clientes é uma grande preocupação.
Em momentos de crise, temos a tendência de acompanhar mais o que o outro está fazendo. Entretanto nos esquecemos de que a mudança de algumas práticas internas é que realmente pode mudar de vez a realidade da empresa.
Separamos 5 estratégias para manter clientes fiéis ao seu negócio e não perder espaço no mercado. Acompanhe!
5 práticas de retenção de clientes que funcionam!
1 – Comece pelo atendimento
Uma empresa que deseja manter clientes precisa oferecer excelência e prontidão para solucionar dúvidas e ajudar. Sendo assim, a equipe de atendimento terá um papel muito importante e mais estratégico.
Um dos grandes princípios do atendimento de qualidade é, justamente, sanar qualquer dúvida do potencial cliente, em relação ao serviço ou produto. Isso tira de jogo o papel dos atendentes de “apagar incêndios”.
O atendimento inicial, quando bem feito, pode levar o consumidor para outra etapa da jornada de compra e, consequentemente, efetivar uma venda. Se a equipe já está preparada para o onboarding, será muito mais simples lidar com as outras etapas.
Vale a pena até realizar um treinamento sobre atendimento eficiente aí na sua empresa. É um investimento válido que tem forte impacto positivo.
2 – Amplie o valor do seu negócio
Investimentos em branding e construção da imagem do negócio são fundamentais. Afinal, é isso que colabora, de fato, com a retenção de clientes.
Quando o cliente conhece a idoneidade da marca e confia na solução, podemos entender como um grande potencial para a fidelidade. Quanto mais o cliente admira a sua marca, seus valores e disponibilidade para ajudar, mais fácil será de recomendar para um amigo, familiar ou até mesmo divulgar nas redes sociais.
A isso, damos o nome de Brand Marketing. Em outras palavras, é a prática de impactar potenciais clientes e clientes com o valor agregado ao seu negócio. Como um bom exemplo, podemos citar a marca Coca-Cola.
O principal objetivo da marca é inspirar otimismo e união. Por isso, sempre vemos nas propagandas famílias felizes e reunidas à mesa para uma refeição. Mesmo que de forma inconsciente, essa ação tem um papel importante na decisão de compra.
Marcas fortes retêm clientes por mais tempo. Portanto, faça a diferença!
3 – Invista no relacionamento para maior retenção de clientes
Já ouviu falar no Marketing de relacionamento? Consiste na criação de estratégias eficientes que visam a construção e a disseminação dos valores e missão da marca. Esse trabalho deve ser feito antes mesmo da aquisição dos clientes, mas é um processo que perdura durante toda a sua jornada até o pós-venda.
São essas estratégias que ajudam sua empresa a falar com o público no momento certo, garantindo assim a fidelização.
Quando falamos em relacionamento com o cliente, logo podemos citar como uma importante ferramenta: o e-mail marketing. Contudo, sua base de contatos deve ter uma segmentação aprofundada para que seja possível desenvolver a personalização de acordo com o interesse de cada grupo.
Essa é a chave para o sucesso, manter o cliente envolvido com a marca mesmo após adquirir um produto ou serviço. Veja alguns tipos de e-mail marketing que você não só pode, mas deve enviar aos seus clientes:
1. E-mail de boas-vindas;
2. E-mails explicativos sobre recursos do seu produto ou serviço;
3. E-mail de recuperação de vendas perdidas;
4. E-mail noticioso sobre alguma conquista ou novidade da empresa;
5. E-mails de marco como datas comemorativas, aniversário do cliente, dentre outros;
6. Trabalhe os usuários inativos com e-mails de lembrança;
7. Crie e-mails de conteúdo útil como dicas, sugestões e estratégias.
4 – Trabalhe a área de customer success
O pós-venda é um fator primordial que faz com que o cliente continue com a sua empresa ou a abandone na primeira oportunidade. Desse modo, é o profissional de Customer Success que irá auxiliar o cliente desde o momento da implementação do serviço até esporádicos atendimentos de consultoria.
A diferença entre o CS e a equipe de suporte é que o Customer Success não espera problemas surgirem para entrar em contato com o cliente. Mas se mostra presente o tempo inteiro.
Toda a jornada do cliente, desde o conhecimento da sua solução até o fechamento da compra, pode ser automatizada. Por outro lado, o atendimento pós-venda exige humanização, empatia e sensibilidade para reconhecer as necessidades dos clientes e auxiliá-los no que for preciso para desenvolver uma excelente experiência.
5 – Faça uma integração de áreas
É preciso ter um controle total sobre as áreas mais sensíveis do negócio como: time de vendas, oportunidades, funil de vendas, atendimento, relacionamento, metas e objetivos.
Mas e se você pudesse evoluir o seu negócio em momentos de crise, transformando o relacionamento com os seus clientes em receita? E se pudesse obter total controle sobre dados importantes para transformá-los em estratégias?
Então, você precisa conhecer o Full Sales. Com integração total com o SISPRO ERP Cloud, torna possível a análise das principais áreas que exigem atenção para manter o negócio em constante crescimento, tais como: financeiro, estoque, faturamento, vendas etc.
O Full Sales é uma ferramenta que viabiliza um processo completo de nutrição, conversão e fidelização dos clientes. Além disso, oferece maior poder gerencial ao líder de vendas.
Outro grande diferencial da ferramenta é seu potencial para relacionamento. Sendo assim, crie campanhas totalmente segmentadas, analise métricas e mensure os resultados de forma simples e prática. Com isso, fortalecerá e muito o pós-venda do seu negócio.
Embora seja uma estratégia válida a aquisição de novos interessados, investir na manutenção dos clientes já existentes é a melhor decisão nesse momento de incertezas.
Então, se você se interessou, acesse o site agora mesmo e saiba mais sobre a solução completa de Gestão de Negócios com foco em clientes satisfeitos!