Como administrar a inovação - SISPRO
7794
post-template-default,single,single-post,postid-7794,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.2,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Como administrar a inovação

Administrar a Inovação SISPRO Blog ERP

Gestão da inovação ou gestão para a inovação. Parece um jogo de palavras, mas, na verdade, está longe disso. Inovação é uma invenção implantada que está no mercado e o consumidor a reconhece assim, podendo ser considerado também um processo organizacional que gera vantagens comparativas e competitivas para a empresa.

Toda inovação inicia-se com uma invenção ou identificação de oportunidade. Pode ser um produto, processo comercial ou operacional, novo para a empresa ou para o mercado. A geração de ideias para a inovação é um método de trabalho.

Com esses elementos, podemos discriminar os conceitos de gestão da inovação e gestão para a inovação. Comecemos pelo último, a gestão para a inovação, que é o processo gerencial organizado para identificar uma oportunidade, seja de mercado, de processo ou organizacional, com o propósito de gerar e implantar uma solução nova (inovadora) para a empresa ou para o mercado em que ela atua. É um processo para criação da inovação, da ideia à sua implantação.

Um atributo da inovação é sua implantação, portanto, um novo ciclo é iniciado, com demandas de gestão distintas. Analogicamente, gestão para a inovação é o processo de gestação e a gestão da inovação é o processo de educação e formação do indivíduo.

O produto ou o processo quando implantado necessita de acompanhamento, ajustes, correções e mesmo alterações, implicando em disciplinas de gestão intimamente relacionadas à gestão de projetos.

Para implantar a gestão da inovação em sua empresa, o primeiro passo é identificar um líder para o projeto de lançamento e implantação da inovação. Esse líder desenhará um plano ou documento em que estarão detalhados assuntos sobre o escopo e abrangência do projeto, partes interessadas, partes envolvidas, papéis, cronograma físico e financeiro, entre outros.

A elaboração do documento serve como ferramenta para o envolvimento dos atores da empresa com o projeto e quando finalizado será o plano de ação que norteará os passos e decisões desse líder. O projeto termina quando o indicador de que a inovação entrou em regime seja atingido e a gestão passe para as estruturas formais existentes na empresa.

Em suma, gerir a inovação é um projeto que deve ser conduzido por um líder que não está subordinado à estrutura organizacional formal, justamente para poder focar energia, atenção e ser responsabilizado pelos resultados desejados. Gerir a inovação é uma combinação de liderança, responsabilização e de uma disciplina gerencial orientada a projetos.

Sua empresa investe em inovação? Deixe seu comentário!

Por: Ricardo Fasti

Fonte: exame.abril.com.brBlog SISPRO Assine Gestão Empresarial