Cliente no centro da estratégia: descubra a importância!
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Cliente no centro da estratégia: descubra a importância!

Ao longo do tempo foco e estratégia de vendas, produção e distribuição, passaram por diferentes modificações. Antes o foco era no produto, em um outro momento a produção passou pelo microscópio do mercado consumidor, e atualmente, temos o cliente no centro da estratégia.

As maiores marcas da atualidade, sejam elas do setor automotivo, perfumaria e roupas, por exemplo, atuam em razão do cliente. O maior objetivo é proporcionar a satisfação, fidelização e posterior retorno ao consumo da marca.

No entanto, existem alguns aspectos importantes e que devem ser ressaltados. Afinal de contas, essa estratégia citada é sim baseada no cliente, mas alguns empreendedores determinam sair à caça do consumidor e não é bem assim.

Quer descobrir a importância de colocar o cliente no centro da estratégia? Então, acompanhe esse conteúdo que visa oferecer conhecimento e dicas práticas para que comece o mais breve possível a olhar seu cliente com um olhar mais profissional e dinâmico. Confira!

Qual a importância de colocar o cliente no centro da estratégia?

Bom, para começar de forma clara, assumir que a empresa focada em outra questão a não ser a satisfação do cliente, começa sua jornada de forma retardatária. Isso porque, o cliente assumiu um papel imprescindível na forma como os negócios são feitos.

Portanto, determinar essa importância é o primeiro passo para tornar tudo possível e tangível. A partir desse momento é necessário começar a “conviver” de perto com seus consumidores.

Esse encurtamento na distância comercial, traz resultados e benefícios diretos para a manufatura de um produto ou desenvolvimento de um serviço. Funciona mais ou menos como um molde, onde o cliente determina as dimensões e a empresa faz de tudo para atender essas demandas.

Além da assertividade daquilo que entrega ao cliente, a empresa ainda alcança a customização e aperfeiçoamento da experiência do consumidor. Vamos utilizar o recente e famoso episódio onde a Coca-Cola oferta a possibilidade de customizar garrafas de metal.

Na própria Loja do site da Coca-Cola você pode personalizar uma garrafa metálica e inserir alguns caracteres. Pelo valor de R$9,90 a empresa alcançou números expressivos e já conta com mais de 4.000 avaliações de clientes satisfeitos.

Resultado? Mais uma ação voltada ao consumidor que gera resultados em ambas frentes, ou seja, lucro e satisfação do cliente. Se esse exemplo não ilustra com exatidão a importância de colocar o cliente no centro da estratégia, nada mais te convencerá.

5 dicas úteis que aprimoram a estratégia de foco no cliente

cliente no centro da estratégia

Veja logo a seguir algumas dicas importantes que a gestão da empresa deve conhecer para efetivar a estratégia focada no cliente!

1 – Tenha o conhecimento acerca de tudo do cliente

Você saberia responder quais são os produtos mais consumidos pelos seus clientes? Você mantém uma relação próxima a ponto de saber exatamente as datas comemorativas como aniversários, por exemplo?

Para dar início e desenvolver um planejamento estratégico dessa magnitude, é primordial ter informações básicas. Desse modo, a empresa consegue ser mais contundente acerca do tratamento, solução das necessidades e posterior satisfação.

2 – Desenvolva e estimule uma cultura de relacionamentos

Nesse ponto do engajamento é importante salientar que todos devem estar no mesmo plano de negócios. De nada adianta expor ao cliente que você fará de tudo para atender suas necessidades e rapidamente transparecer o contrário.

Para tanto, a gestão tem o fundamental papel de expor aos colaboradores, indiferente ao setor de atuação, que todos têm um papel crucial nesse processo. Não cabe somente aos vendedores em contato com os clientes, desempenharem um trabalho voltado aos mesmos.

Deve ser uma ação conjunta para entregar o melhor resultado possível, que atenda com precisão suas demandas.

3 – Encoraje a troca de conhecimentos e adquira experiências

Ainda internamente é válido realizar periodicamente reuniões formais com os vendedores. Desenvolver um diálogo para esclarecer quais motivos prejudicaram as vendas, bem como entender como determinados números foram levantados.

Essas ações permitem maior tomada de decisão e redirecionamento de metas. Tudo para encontrar a melhor maneira de voltar aos trilhos e atender os clientes.

4 – Não se esqueça da famosa pesquisa de satisfação, mas online

Mas como mensurar se as ações surtiram efeito e meu cliente está contente com os produtos e serviços? Simples! Realize pesquisas de satisfação em ambiente virtual.

Quando você oferece um meio de contato direto, como uma pesquisa, além de trabalhar e estimular o relacionamento, o cliente se sente ouvido e julga importante sua opinião para o resultado.

Já para a empresa, se forma a oportunidade de coletar dados extremamente importantes para as tomadas de decisões futuras. Assim que a gestão enxerga os pontos que precisam de alterações, fica mais simplificado desenvolver e aplicar a customização e atendimento ideal das necessidades.

5 – Implementação de tecnologia moderna

Sabe como a gestão pode realmente consolidar todo esse aparato de informações e solidificar a estratégia com foco no cliente? Aliar o uso da tecnologia às práticas empresariais.

Mais conhecido pela sua sigla CRM (Customer Relationship Management), temos a Gestão de Relacionamento com o cliente.

Se trata de um conjunto de práticas e estratégias voltadas ao negócio, aliados a uma tecnologia focada no cliente. Por meio dessa ferramenta, é possível colocar tudo que abordamos no conteúdo, em prática.

Veja mais a seguir!

Implemente uma solução que acompanhe essa estratégia

Com uma solução de CRM a empresa consegue trabalhar a customização daquilo que oferece, antecipar necessidades e urgências dos clientes, analisar todas as interações e monitorar a saúde do relacionamento, além disso, aprimorar a rentabilidade e estimular as vendas.

Mas como toda solução que auxilia a gestão nas empresas, é fundamental procurar por uma que se acomode aos moldes da empresa.

Apenas por meio de uma empresa que ofereça padrão de qualidade nas soluções ofertadas, é que seu negócio consegue um CRM de primeira.

Manter o cliente no centro da estratégia, próximo e nutrido com suas soluções, serviços e produtos desenvolvidos única e exclusivamente para atender suas necessidades, é o ideal para criar e estimular uma relação de negócios!