Transformação digital do RH: prepare sua empresa com a tecnologia certa
23084
post-template-default,single,single-post,postid-23084,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Prepare sua empresa com tecnologia para acelerar a jornada da transformação digital do RH em 2021

Como acelerar a transformação digital do RH

E mais uma vez a tecnologia é foco de um de nossos conteúdos, mas hoje o direcionamento será na transformação digital do RH em 2021. Nesse momento é imprescindível separar 2 elementos: a pandemia cedo ou tarde passará, porém, os investimentos em tecnologia serão permanentes.

E com isso novos hábitos serão fomentados, uma nova cultura organizacional surgirá e o RH se encontra bem no meio dessa avalanche de mudanças. Entretanto, esse é um processo que precisa ser planejado, pensado e discutido, uma vez que a gestão deve considerar cada aspecto e necessidade do seu RH.

Portanto, se você finalmente compreende que a transformação digital já está em curso e é algo inevitável, mas não tem ideia de como começar, saiba que a SISPRO irá mostrar agora como preparar sua organização para o que está por vir. Confira!

Tenha a tecnologia Cloud como referência na transformação digital do RH

A tecnologia de ferramentas como software ERP é velha companheira das empresas que entenderam sua importância. No entanto, ao longo dos últimos anos a Cloud Computing (tecnologia em nuvem) tem assumido cada dia mais espaço.

Só que a realidade é que a pandemia impactou diretamente nesse aspecto. Em outras palavras, a tecnologia na nuvem se tornou o eixo que possibilitou a absorção do conceito prático da transformação digital no dia a dia das empresas.

O planejamento de muitos negócios foi acelerado de maneira irreversível e as soluções cloud acabaram por se tornar a ponte que manteve tudo funcionando. Isso porque essa tecnologia traz:

1.     Descentralização dos processos, fator que contribui para a atuação em home office da empresa;

2.     Total mobilidade para que a gestão consiga gerenciar cada demanda do negócio;

3.     Mais segurança na utilização remota dos recursos operacionais;

4.     Oferta de inteligência artificial que nutre as ações.

Todavia, o que muitos deixam de considerar é que a solução em nuvem possui alta capacidade estratégica, isto é, não se limita apenas às atividades gerenciais, já que sua premissa é estimular um posicionamento inovador, eficiente e de resultados.

Em posse dessa ferramenta indispensável os profissionais de RH gerenciam com primor o capital humano da empresa. Afinal, é viável promover o engajamento, produtividade e melhor comunicação, culminando assim em uma cultura organizacional preparada para a chegada do pós-pandemia.

Quais os impactos da transformação digital no RH que você precisa conhecer

Quando falamos em transformação digital do RH não estamos apenas abordando uma possibilidade, mas mostrando como esse elemento é peça-chave na adequação de um mundo pós-crise, modificado em suas raízes e transformado pela tecnologia.

Sendo assim, é crucial entender cada impacto que a transformação digital impôs no setor de RH, a fim de associar a necessidade de aderir à tecnologia certa. Para isso separamos 3 principais pontos impactados neste ano completamente atípico, confira!

1. Processos e atividades transformados

A verdade é que a maioria das empresas ainda está no processo de assimilar as mudanças e novas necessidades. É por isso que a digitalização é uma demanda complexa em si, mas totalmente tangível.

Dessa maneira, as empresas buscam formas de assegurar mais produtividade aos colaboradores, ao passo em que o trabalho se torna mais dinâmico e inovador, especialmente no trabalho remoto.

Podemos indicar certas tecnologias que contribuem muito para o período de adaptação, tais como:

1.     Solução de RH em nuvem;

2.     Ferramentas de ponto digital;

3.     Utilização de aplicativos que simplificam processos gerenciais;

4.     Abertura de canais de comunicação a partir das tecnologias de imersão comunicativa;

5.     Ferramentas de People Analytics;

6.     Presença crescente da inteligência artificial.

Esse conjunto de ferramentas tem um único objetivo, que é suprir os gestores com informações certeiras, através da gestão da informação adequada ao contexto da inovação.

2. Ganhos recorrentes de produtividade

Atuar de maneira descentralizada e a partir do compartilhamento irrestrito das informações permite aos profissionais mais produtividade e poder de ação. Além disso, como há certa recorrência no tipo de ação do RH, a solução em nuvem viabiliza que as ações sejam concluídas com menos esforços, menos profissionais e com mais agilidade.

Então, se você quer focar no core business do negócio o momento é esse, não há outro meio para tornar isso realidade.

3. Diminuição dos gargalos diários

Para facilitar o entendimento, pense na transformação digital do RH como a aquisição de soluções que fazem todo o trabalho duro por você. Desse modo, os profissionais deixam de focar nos pormenores de suas funções, evitando distrações e ganhando margem para serem estratégicos.

Na prática isso se reflete em menos gargalos, pois a tecnologia permeia os processos e rege com eficiência as emergentes demandas empresariais.

Isso sem contar a automação dos processos que é um dos pilares da transformação digital.

O importante mesmo é conceber que esse é o momento ideal para ter um posicionamento inovador, novo e moldado às urgências que ainda enfrentaremos até tudo isso passar.

É por isso que a SISPRO bate constantemente na tecla de que sua empresa não precisa passar por essa transformação sozinha. É chegada a hora de unir forças e esforços, a fim de sobrepormos com autoridade a realidade em que nos encontramos.

Portanto, saiba que a SISPRO está de portas abertas para te auxiliar com todas as necessidades do seu negócio!

Tags: