Tecnologia na Contabilidade: 5 tendências para ficar de olho - SISPRO
9083
post-template-default,single,single-post,postid-9083,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Tecnologia na Contabilidade: 5 tendências para ficar de olho

A contabilidade sempre foi vista como uma área de suporte para as empresas, certo? Contudo, diante do cenário econômico atual, o setor assumiu uma posição estratégica, contribuindo ativamente para o processo de tomada de decisão. Um dos principais motivos para essa reviravolta está no vínculo com a eficiência financeira, que vem sendo conquistada com o uso cada vez mais intenso da tecnologia na contabilidade.

A adoção de sistemas de gestão contábil integrados a outras ferramentas de controle da organização permite uma análise mais aprofundada da performance da empresa, transformando dados brutos em informações consistentes. Com essa riqueza em mãos, a elaboração da estratégia se transforma em um processo muito mais simples e preciso.

Como o mercado de tecnologia na contabilidade vem evoluindo rapidamente, resolvemos selecionar aqui 5 das maiores tendências que você definitivamente não pode ignorar. Confira!

Gestão na nuvem

Os sistemas de gestão na nuvem (baseados na internet) estão cada dia mais presentes na vida dos contadores. E, ao contrário do que muitos podem pensar, o movimento não vem apenas das empresas, mas também de órgãos governamentais — como a Receita Federal.

É geral o movimento de passagem dos controles para esse modelo de fluxo de informações, em que os documentos físicos são substituídos por arquivos digitais. Além de eliminar o excesso de papelada, as informações podem ser enviadas e recebidas em tempo real e com um nível de segurança muito maior, já que os documentos são chancelados com criptografia e assinatura eletrônica.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é como uma identidade digital dada a pessoas físicas e jurídicas para validar assinaturas em documentos eletrônicos. Por meio de um número exclusivo, o gestor da empresa (ou seu representante) firma a documentação, garantindo a integridade e a autenticidade do documento.

Essa tecnologia é muito usada para a assinatura de contratos e documentos que necessitam de validação jurídica, dispensando assim as demoradas e trabalhosas idas até o cartório para fazer reconhecimento de firma.

Certificação digital

Com o propósito de dar maior proteção ao intercâmbio de informações sigilosas é que foi criada a certificação digital, uma tecnologia baseada em criptografia de dados para garantir a integridade de documentos tramitados via internet.

Um exemplo de uso dessa tecnologia é a Escrituração Contábil Fiscal, que é inteiramente feita por meio eletrônico e depende de um certificado digital para ser enviada. A emissão de notas fiscais eletrônicas também passa pelo mesmo procedimento. Como você pode ver, a certificação digital não só já faz parte da rotina da contabilidade como tende a se tornar o único meio de envio de informações contábeis e fiscais para os órgãos competentes.

Atendimento on-line

Como a contabilidade se relaciona com todos os demais setores da organização, o uso de tecnologias que facilitem o atendimento também tem se mostrado uma tendência nesse setor.

Hoje em dia, chats on-line, plataformas colaborativas, mensagens instantâneas e softwares de gestão com ferramentas de comunicação integradas são os mecanismos mais usados para otimizar o fluxo de informações entre contabilidade e demais setores.

ERP

O Enterprise Resource Planning centraliza as informações da empresa munindo a contabilidade com o conhecimento necessário para realizar um planejamento contábil e tributário mais eficiente.

De posse dos dados de toda a empresa, o setor de contabilidade é capaz de analisar o negócio a partir de uma visão holística, avaliando as entradas e saídas de recursos, elaborando o balanço patrimonial e o DRE com eficácia. Além disso, consegue identificar riscos e oportunidades de mercado de acordo com a situação econômica global do empreendimento.

E então, gostou de conhecer as novas tecnologias na contabilidade? Que tal repassar esse conhecimento, compartilhando este post nas redes sociais?