SISPRO explica: Novo cálculo do INSS sobre a Folha de Pagamento. | SISPRO
21627
post-template-default,single,single-post,postid-21627,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

SISPRO explica: Novo cálculo do INSS sobre a Folha de Pagamento.

Sendo um assunto que interessa a todos os brasileiros, a nova Reforma da Previdência interessa também aos departamentos de Recursos Humanos das organizações, a área responsável pela elaboração e fechamento da folha de pagamento. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho determinou que 31 de julho deste ano será o prazo final para Estados e Municípios organizarem as modificações dos seus sistemas previdenciários.

Com a Reforma da Previdência há um grande impacto nos processos legais que envolvem o RH, sobretudo no cálculo do INSS. Para o bom andamento das novas funcionalidades, os profissionais de RH precisarão se manter atualizados, para que nenhum detalhe passe despercebido e os processos possam ser realizados com segurança. É com base nesta constatação que nós, da SISPRO – empresa que desenvolve solução para gestão inteligente de Recursos Humanos – produzimos este conteúdo. A partir dele será possível identificar todas as mudanças que possam afetar o setor de RH e, como realizar todos os cálculos necessários.

Novo cálculo do INSS

Entre as principais mudanças no novo cálculo do INSS, está a alteração dos valores das contribuições previdenciárias pagas pelos colaboradores ao Instituto Nacional do Seguro Social. Sendo assim, os trabalhistas que hoje realizam esses cálculos precisarão seguir novas regras a partir do primeiro dia do quarto mês após a homologação da Nova Reforma da Previdência, isto é, 1º de março de 2020.

Ademais, para atender todas as mudanças foi publicada a Nota Técnica 17/2019, em 16 de dezembro de 2019, alterando assim todos os leiautes do eSocial. A nova Nota Técnica passou a vigorar no início deste mês, mais precisamente no dia 1º de março de 2020.

Por conta disso a SISPRO decidiu chamar uma de nossas especialistas para explicar melhor como serão realizados os novos trâmites. A Consultora de Sistemas da SISPRO, Marina da Silva Alves, explica no vídeo abaixo como serão realizados os novos cálculos do INSS, segundo a NT que foi promulgada a partir de março de 2020. Alves ainda dá algumas dicas e exemplos de como realizar o trabalho.

Confira o vídeo completo abaixo: