Quais tecnologias do varejo facilitam a vida do consumidor?
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Quais tecnologias do varejo facilitam a vida do consumidor?

Varejo

Com um consumidor cada vez mais conectado ao mundo digital, o varejo tem disponibilizado tecnologias inovadoras que garantem experiências novas ao consumidor e facilitam suas compras.

O perfil do consumidor mudou. Ele tem acesso a informações globalizadas com velocidade e assim rapidamente conhece as novidades, antes mesmo de estarem em produção, quando ainda são apenas pesquisas. Fica assim o desejo de experimentar o quanto antes as inovações que vão facilitar o seu dia-a-dia.

Para conquistar seu cliente, o varejo busca constantemente oferecer produtos e serviços de vanguarda, o que há de mais novo, proporcionando experiências que buscam superar as expectativas do cliente e fidelizá-lo.

Manter um espaço virtual disponível 24 horas, coloca a loja bem próxima ao consumidor. Facilita as compras que podem ser realizadas no momento em que ele tem disponibilidade. Além disso, manter um espaço virtual possibilita ao cliente realizar pesquisas do que deseja comprar, ter acesso a informações que o vendedor, presente na loja, nem sempre sabe.

As tecnologias permitem a ampliação do mercado do varejo para além de suas lojas físicas, além das fronteiras de seu país. Os clientes podem estar em qualquer local do mundo. O cliente pode comprar na loja ou comprar no site on line. Inclusive é possível ir à loja, escolher o produto e comprar pelo site para evitar um fila ou aproveitar uma promoção ou até mesmo para comprar o item com uma cor que não está disponível naquela loja, mas que será entregue na sua casa ou no hotel, onde o consumidor estiver.

Tecnologias do varejo voltadas ao consumidor

 

A Amazon criou em 2016 a primeira loja sem fila para pagamento utilizando a tecnologia Just walk out ou “apenas saia”. A loja Amazon Go, localizada nos Estados Unidos, na cidade de Seattle, oferece produtos de mercearia e comidas prontas frescas como café da manhã, almoço e jantar.

O cliente se registra em um aplicativo que o identifica com um código QR (quick response ou resposta rápida). Os sensores de tecnologia, presentes na loja, identificam cada produto quando o cliente o retira da prateleira e já o registra em sua cesta de compras. Os produtos eventualmente devolvidos, são retirados da cesta. Quando o cliente termina, ele sai da loja e a cobrança é encaminhada automaticamente ao cartão de débito ou crédito previamente registrado.

Uma experiência similar é oferecida pelos varejos que utilizam a tecnologia do self checkout. Nestas lojas o cliente seleciona a mercadoria e se dirige a um caixa onde ele próprio registra cada produto, embala as compras e realiza o pagamento com cartão. O caixa sem operador dá autonomia ao cliente que pode, assim, agilizar sua saída da loja sem ficar aguardando na fila do caixa.

As câmeras instaladas nas lojas, inicialmente utilizadas para monitoramento de segurança, podem ter novas tecnologias agregadas, as quais trazem facilidades aos consumidores. Tecnologias de reconhecimento facial podem identificar o cliente dando boas vindas e possibilitando ações de marketing direto como promoções de produtos que ele usualmente consome. Tecnologias de reconhecimento de expressão facial podem identificar se o cliente ficou desapontado ou ficou indiferente a apresentação de produto.

Uma tecnologia que já é realidade é a da internet das coisas, onde objetos ficam conectados à internet agindo de forma inteligente. A Samsung já apresentou ao mercado uma geladeira que terá um aplicativo para fazer compras. A geladeira tira fotos do que tem em seu interior e envia para o proprietário, que pode então identificar que ingredientes faltam para sua refeição e realizar a compra em local próximo de sua casa.

Em julho de 2017, a quinta edição da Feira Brasileira do Varejo, trouxe a experiência da Trend Store, a loja conceito do varejo, onde o público pode vivenciar 14 pontos de experiência com diferentes tecnologias. A loja criada em parceria com a Lebes, integra físico e digital. O cliente se cadastrava pelo mobile para entrar na loja. O consultor que recebia o cliente tinha acesso ao seu histórico e perfil de consumidor para direcionar o atendimento. Na loja um robô atendia o cliente apresentando detalhes de características dos produtos.

Utilizando óculos 3D o consumidor podia ter uma experiência de realidade virtual ao passear por uma loja física em outro local. Um dos ambientes, contando com tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification ou Identificação por rádio frequência) possibilitava ao cliente comprar diversas peças de vestuário. O checkout automatizado lia os códigos de barra de todas as peças de uma só vez e registrava o pagamento.

Veja as fotos da loja e assista ao vídeo para conferir estas novidades.

 https://www.facebook.com/lojaslebes/posts/1713085982052312 

https://www.facebook.com/FeiraBrasileiradoVarejo/posts/1098900010209733 

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