Gestão fiscal na nuvem: veja 4 vantagens da tecnologia na empresa
21548
post-template-default,single,single-post,postid-21548,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Conhece a gestão fiscal na nuvem? Descubra 4 vantagens

quais as vantagens da gestão fiscal na nuvem

Investir em softwares de gestão fiscal é uma saída para otimizar a gestão e evitar problemas com o Fisco. Porém, algo que pode fazer toda a diferença e tornar a administração fiscal do negócio ainda mais eficiente, é investir em sistemas de gestão na nuvem, com a tecnologia de Cloud Computing, ou Computação na Nuvem.

Ainda que algumas empresas desconhecem completamente essa tecnologia, ela é o caminho para reduzir os problemas na gestão de documentos e melhorar todos os aspectos estratégicos da gestão fiscal. 

Mas, afinal, o que é o Cloud Computing e quais as vantagens da sua empresa apostar na gestão fiscal na nuvem? Acompanhe este artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto! 

O que é gestão fiscal na nuvem? 

Apostar em um sistema de gestão fiscal já é um grande passo para alcançar uma gerência tributária de alto resultado. No entanto, é um fato que esses resultados podem ser ainda maiores com o uso de sistemas com a tecnologia de Computação na Nuvem.

A Computação na Nuvem é uma tecnologia que permite que os dados sejam armazenados em um sistema virtual, totalmente disponível na internet. Isso promove muito mais mobilidade e segurança para a empresa, já que arquivos importantes e documentos digitalizados não ficarão armazenados simplesmente em um computador da firma.

A gestão fiscal na nuvem também traz muitas outras vantagens estratégicas para as empresas. Quer descobrir quais são? Confira!  

1. Armazena NFe e todos documentos fiscais  

A sua empresa já teve alguma dor de cabeça ao manter o arquivo de notas fiscais? Esse é um problema comum, principalmente porque o armazenamento desses documentos é obrigatório por lei, que, de acordo com a legislação tributária, determina que todos os documentos fiscais sejam armazenados em formato digital.

O problema é que guardar todos esses arquivos em pastas no computador, ou mesmo em pendrives, é cheio de riscos – inclusive de perder todos os documentos caso haja algum problema com o computador.

O armazenamento na nuvem elimina completamente qualquer um desses riscos, ajudando a sua empresa a manter pleno controle de todos os documentos fiscais. 

2. Melhora a gestão e acesso aos documentos fiscais 

Anualmente, é bem possível que a sua empresa gere milhares de documentos fiscais, certo? Manter todos eles organizados de maneira que o acesso à qualquer informação ou dado seja facilitado é um grande desafio, e a realidade da maioria dos negócios é que o arquivo fiscal é uma bagunça.

Essa bagunça tem alguns perigos. Dentre eles, se a Receita Federal solicitar o envio de documentos fiscais de épocas específicas, por exemplo, é crucial que você tenha fácil acesso a todos eles. Além disso, essa facilidade pode economizar muito tempo da equipe, que não precisará mais perder tempo por causa da desorganização dos documentos. 

3. Garante a segurança de dados 

Um ponto que vem preocupando cada vez mais empresas é o da segurança de dados. E quando estamos falando de documentos fiscais, incluindo notas fiscais de clientes, a preocupação é ainda maior, já que o vazamento de informações pode acarretar em processos judiciais e multas altíssimas para a empresa.

O fato é que a perda de arquivos fiscais não é o único problema enfrentado pelos negócios. Armazenar documentos fiscais no computador é arriscado de diversos modos, inclusive com a possibilidade de roubo dos dados, ou mesmo alteração ilícita deles.

Por outro lado, um sistema de gestão fiscal na nuvem garante que nenhum arquivo será perdido, evita problemas com roubo de dados e pode ajudar a empresa a manter um controle mais efetivo sobre o acesso aos documentos fiscais. 

4. Gera relatórios com dados concretos  

A auditoria de dados é um processo importante para garantir que você está fazendo uma gestão fiscal eficiente, sem erros. Mandar as documentações fiscais necessárias para a Receita Federal com erros, seja ele qual for, é algo que pode acarretar problemas ainda mais graves com o Fisco no futuro.

E os sistemas de gestão fiscal na nuvem são uma das melhores ferramentas para evitar isso. Isso porque com o pleno acesso a todas as documentações fiscais da empresa, o sistema consegue passar um pente-fino detalhado na documentação, garantindo que você está enviando tudo o que precisa para a Receita Federal sem erros.

E então, o que acha de aumentar a eficiência da gestão tributária de sua empresa? Conheça agora o SISPROTAX, a solução completa em gestão fiscal na nuvem!