Passo a passo: saiba como usar um software ERP na contabilidade. | SISPRO
9346
post-template-default,single,single-post,postid-9346,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Passo a passo: saiba como usar um software ERP na contabilidade.

Cuidar da contabilidade de uma empresa definitivamente não é tarefa fácil. É preciso equacionar gastos com o pessoal, supervisionar contratos com fornecedores e clientes, lidar com obrigações fiscais, fazer e acompanhar investimentos, além de muitas outras atividades. E tudo isso deve ser feito sem perder prazos, sempre de olho no equilíbrio financeiro geral.

Antigamente, para dar conta de tantos detalhes, era preciso alimentar e controlar manualmente muitas planilhas. Só dessa forma se conseguia lidar com tão variada e numerosa massa de dados contábeis. Era, portanto, uma atividade lenta, burocrática e muito delicada. Contudo, graças aos avanços tecnológicos, essa realidade vem mudando da água para o vinho.

Graças ao software ERP, ficou infinitamente mais fácil lidar com todos esses números de maneira fluida, automatizada e segura. Quer saber como isso é possível? Então continue acompanhando o post de hoje!

Entenda o software ERP

ERP: essa é a sigla para Enterprise Resource Planning ou, em bom português, sistema de gestão empresarial. O software ERP é um programa que centraliza as informações da sua empresa em um único lugar, tornando o acompanhamento real do negócio uma tarefa mais acessível e ágil.

Para isso, ele é dividido em módulos (como vendas, estoque e Recursos Humanos), que são alimentados de maneira automatizada ou manual e, mais importante, são integrados em uma única interface. Assim você pode analisar os números de Recursos Humanos em conjunto com as informações contábeis e fiscais da sua empresa, por exemplo.

Automatize seus processos

Algumas das tarefas da área contábil são bastante repetitivas e morosas. Lançamentos de contas de água, luz e aluguel, por exemplo, se repetem mês a mês. Mas nem por isso você precisa escrevê-los mensalmente, sabia?

Um bom software ERP consegue automatizar esse tipo de lançamento. Assim, sem nenhuma intervenção humana direta, ele já considera os gastos cotidianos do seu negócio. Além de agilizar processos, a automatização ainda diminui o risco de erro humano, evitando seus consequentes prejuízos e retrabalhos.

Controle o fluxo de caixa

Se ainda não sabe, chegou a hora de saber: o fluxo de caixa é uma métrica importantíssima para acompanhar a saúde financeira de absolutamente qualquer empresa. Por isso, é importante que você o monitore em tempo real.

Com um software ERP, você consegue ver as entradas e saídas de forma praticamente imediata, ainda prevendo as movimentações financeiras futuras que já estão previamente cadastradas. É o caso da compra de determinado equipamento ou do pagamento de impostos, por exemplo.

Acompanhe as métricas certas

Cada tipo de negócio demanda o acompanhamento de métricas específicas, certo? Para o e-commerce, por exemplo, é essencial averiguar quantas visitas à loja virtual estão se convertendo em vendas. Mas e no caso da sua empresa?

O importante é saber que, no software de gestão empresarial, você seleciona os indicadores que realmente interessam, tendo acesso facilitado a eles para poder analisar cada um individualmente ou em paralelo. Assim, você tem os dados que importam sempre disponíveis para tomar decisões estratégicas com o devido embasamento.

Observe evolução do negócio

Já falamos brevemente por aqui sobre a importância do sistema ERP para o acompanhamento (em tempo real) das movimentações contábeis da sua empresa. Mas o sistema também é um importante repositório de dados sobre o negócio!

Essas informações podem ser consultadas a qualquer momento para que se consiga comparar como a empresa era há meses e como ela está avançando agora. Com isso em mãos, fica muito mais fácil definir o melhor caminho para alcançar seus objetivos para o futuro!

Quer saber mais sobre como um software de ERP pode ajudar a gestão da sua empresaEntre em contato e conheça nossas soluções!