O que perguntar em uma pesquisa de feedback? | SISPRO
2249
post-template-default,single,single-post,postid-2249,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

O que perguntar em uma pesquisa de feedback?

O que perguntar em uma pesquisa de feedback?

Esta é a parte-chave da pesquisa. Enfim, o que se quer perguntar? Há muitas formas e fatores a serem considerados no processo de elaboração do questionário, mas aqui estão algumas diretrizes gerais:

– Primeiro, mantenha suas questões simples, diretas e concisas. Isso permite uma compreensão mais fácil das questões pelos entrevistados e garante uma análise de dados mais prática para você. Caso esteja com dúvidas se as perguntas estão claras, teste-as com seus amigos ou pessoas que não têm familiaridade com os tópicos em questão.

Uma dica importante caso você decida por questões de múltiplas escolha: procure limitar-se ao máximo de sete alternativas por questão para não sobrecarregar os respondentes. Nomeie as opções, em vez de quantificá-los. Em vez de numerar de 1 a 5, por exemplo, use advérbios como: extremamente, muito, moderadamente, pouco ou nada. Outra opção é também se basear em modelos prontos e adaptar os questionários no que melhor encaixar à sua realidade.