Projeto de ERP parado: veja 5 alternativas enquanto espera a retomada
21818
post-template-default,single,single-post,postid-21818,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Seu projeto de ERP está parado? Confira 5 coisas para fazer enquanto espera

o que fazer enquanto um projeto de ERP está parado

Muitas organizações suspendem seus projetos de ERP, os motivos são os mais variados, desde econômico até a percepção de não ser um bom momento para adquirir o produto.

Mas pode ser também que os recursos necessários não estejam disponíveis dentro da organização. Um projeto de tecnologia em uma empresa exige que todas as unidades da organização estejam prontas para aplicar seus esforços financeiros, pessoais, de TI e outros recursos para uma série de atividades – desde a coleta de requisitos do sistema até o gerenciamento de mudanças.

Também acontece de os projetos estarem em espera devido à falta de suporte executivo ou de transições de liderança dentro das organizações. Outras circunstâncias atenuantes, que afetam os projetos de ERP, incluem a nova propriedade da empresa, iniciativas concorrentes ou investimentos de capital necessários em outras áreas da operação.

Conheça abaixo 5 alternativas para implementar enquanto espera a retomada.  

5 coisas para fazer enquanto aguarda a retomada

Seja qual for o motivo, se sua empresa suspendeu um projeto de ERP, vale a pena manter as cinco considerações a seguir em mente, enquanto aguarda o retorno do projeto aos trilhos.

1 – Garanta o alinhamento da equipe do projeto

Com um projeto de ERP em espera, é valioso usar o tempo para alinhar ou mesmo realinhar as iniciativas e prioridades estratégicas da empresa. Faça com que a equipe do projeto se reúna em torno da estratégia, revise as comunicações anteriores com a gerência executiva, procure maneiras de melhorar as mensagens e a venda do projeto em relação às prioridades concorrentes. 

É importante treinar sua equipe para que ela se concentre em mais do que tecnologia, buscando sempre definir um foco. Compreender as iniciativas concorrentes e como elas são priorizadas pode ser essencial, como nos casos em que o ERP irá apoiar ou aprimorar outros projetos.

2 – Comece o gerenciamento de dados 

Dados limpos e precisos são essenciais para um projeto bem-sucedido. A equipe do projeto pode usar o tempo de espera para estabelecer padrões de gerenciamento de dados. 

Além disso, incluir a definição de descrições apropriadas, a exclusão de duplicatas, a remoção de dados obsoletos, a limpeza de dados e a revisão das atividades de governança de dados. 

Esses processos irão posicionar a empresa para um melhor resultado.

3 – Estabeleça expectativas em torno de processos, não apenas de tecnologia

Esse tempo de inatividade do projeto é uma boa chance de definir expectativas adequadas. Quando uma equipe de projeto considera pela primeira vez um projeto de ERP, é importante considerá-lo mais do que um projeto de tecnologia ou TI. 

É melhor pensar em termos da transformação que o projeto proporcionará aos processos da empresa. Mesmo que em espera, vale a pena manter o foco da iniciativa na melhoria dos processos de negócios. 

4 – Organize o projeto 

Neste momento de espera, a equipe tem a oportunidade de definir o escopo do projeto, reunir a equipe certa e firmar as funções e responsabilidades de cada integrante da iniciativa. 

5 – Avalie a experiência independente 

Quando um projeto se configura em pausa, é hora de reagrupar e considerar a experiência independente externa. Seu processo de descoberta deve se concentrar nos benefícios de trabalhar com uma empresa de consultoria. 

Faça apresentações de várias empresas para que você possa fazer a escolha certa, tanto do ponto de vista do sucesso do projeto quanto do ponto de vista cultural.

Qual é o estado das metas de ERP da sua empresa?

Com o último trimestre do ano em andamento, normalmente é um momento de reavaliação de estratégias antigas. As equipes de projeto estão investindo tempo na busca por novas iniciativas de se manterem competitivas nos setores de fabricação e distribuição.

A SISPRO, como uma empresa que desenvolve ERP, responde perguntas comuns dos gestores quando pensam em adquirir o projeto: “Estamos prontos para um novo sistema de gestão? O próximo ano é a hora certa? Podemos ter sucesso com o nosso sistema existente?”

Antes de definir qualquer plano para realizar um projeto de avaliação de tecnologia empresarial, vemos que as empresas mais bem-sucedidas são aquelas que estabelecem metas de ERP no início do seu processo, um pouco antes de adquirir o produto.

Por que definir metas de ERP?

A SISPRO orienta as organizações na identificação de metas específicas e quantificáveis ​​antes de embarcarem em qualquer projeto, seja ele uma implementação de nova solução, atualização significativa ou mesmo uma grande reforma no sistema.

Se a sua solução atual não estiver de acordo e nem atingindo as metas que a sua empresa definiu antes do início do projeto, ou se você não chegou a defini-las, pode ser a hora de voltar e executar uma auditoria da solução atual para determinar se ela está atingindo todo seu potencial.

Em seguida, fica viável determinar se esse potencial é suficiente para lhe proporcionar uma vantagem competitiva. Caso contrário, talvez seja hora de substituí-lo. 

Conheça a solução SISPRO ERP Cloud 

O SISPRO ERP Cloud é um sistema ERP que cumpre com todas as exigências de gestão e operação da sua empresa, controlando a evolução dos objetivos do seu negócio por meio de processos e relatórios.

As principais características da solução são: Integração de informações e processos de toda a organização; Incorporação das melhores práticas de mercado; Adequação às operações da sua empresa; Implementação de tecnologias de ponta e um alto grau de escalabilidade.

A SISPRO se tornou uma das empresas mais experientes do mercado na área de soluções de gestão empresarial do Brasil, atendendo médias e grandes empresas de diversos segmentos de mercado com soluções personalizadas.

Entre essas soluções está o ERP Cloud que é um sistema específico para os segmentos de serviços e de gestão educacional.

Quer saber mais sobre a nossa solução ERP Cloud? Solicite um orçamento que entramos em contato com você.

Evoluir é SIMPLES. Evoluir é SISPRO!

Tags: