O que é BPMS (Business Process Management Suite)?
12067
post-template-default,single,single-post,postid-12067,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

O que é BPMS?

Já faz algum tempo que é consenso que o BPMS oferece vantagens às empresas, pois agilizam a gestão de processos dos negócios da empresa, resultando em uma ferramenta com diferencial significativo para os gestores.

BPMS, Business Process Management Suite, ou Business Process Management System, ou ainda Sistemas de Gestão de Processos de Negócio são sistemas que operacionalizam o gerenciamento dos processos implementando suas etapas, o fluxo, os critérios de aceitação e acompanhando sua execução.

Com o foco no processo, independente das áreas e departamentos envolvidos, os Sistemas de Gestão de Processos de Negócio caracterizam-se por serem sistemas integrados e automatizados que permeiam a organização.

 

Como o BPMS pode gerar resultados na minha empresa

Ao implementar processos os BMPS registram as etapas e o fluxo do processo, garantindo que a execução do processo corresponderá exatamente ao mapeamento definido na empresa e automatizado no sistema. Os BMPS controlam a sequência de execução, permitindo que as tarefas sejam realizadas respeitando as precedências, evitando que sejam ignoradas ou esquecidas etapas, garantindo a padronização e consolidando a qualidade.

Os BPMS interagem com os participantes do processo. Podem enviar mensagerias de acompanhamento e status do processo, registrar autorizações conforme regras de alçadas de decisão e notificar atrasos ou anomalias aos responsáveis. A disponibilidade de apresentação gráfica do andamento do processo agiliza o acompanhamento e monitoramento por parte dos gestores. A análise de relatórios de acompanhamento e indicadores do processo, permitem rapidamente identificar tarefas que são gargalos, analisar histórico para ver a frequência de anomalias e realizar imediatamente ações corretivas evitando maiores reflexos negativos ou promover melhorias no processo.

Com o mapeamento do processo implementado no BPMS, as tarefas que podem ser automatizadas reduzem o tempo de intervenção humana no processo e otimizam o uso dos recursos humanos. Também a curva de aprendizado dos novos colaboradores é menor e o gerenciamento do processo evita riscos de desvios.

H3

Onde encontrar BPMS

Em busca do desempenho ideal, as organizações, entre tantas práticas de mercado, optam por implementar o gerenciamento de processos. Sistematizar e estruturar os processos da empresa permite ao gestor nortear suas decisões com base em indicadores e levantamentos que evidenciam os pontos fortes e oportunidades da empresa, bem como possibilitam planejar e executar planos de ação para corrigir pontos fracos detectados.

Os BPMS estão disponíveis usualmente em softwares de natureza corporativa uma vez que os processos chaves das empresas não são departamentais e tendem a permear toda a estrutura da empresa.

Existem hoje no mercado diversas soluções, nacionais e estrangeiras, que disponibilizam ferramentas de gerenciamento de processos de negócios. Há soluções especializadas em atender as demandas de determinados segmentos de mercado como softwares de gestão de conteúdo, plataformas de colaboração, CRM – Customer Relationship Management.

Há também BPMS que são sistemas de gestão empresarial, ERPs – Enterprise Resource Planning, e gerenciam processos dos negócios abrangendo desde o core da empresa até os eventos administrativos.

O ERP Cloud da Sispro é um exemplo destes sistemas de gestão empresarial, agregando ao conceito de ERP o conceito de gerenciamento de processos e adicionando ainda a opção de software na nuvem. Em “Os BPMS na gestão de negócio” é possível verificar mais detalhes sobre esta solução.