Setor de Recursos Humanos: impactos da pandemia na digitalização
23190
post-template-default,single,single-post,postid-23190,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

A SISPRO mostra o impacto da pandemia na digitalização do setor de Recursos Humanos

Qual o impacto da pandemia no setor de Recursos Humanos

Enquanto algumas empresas enxergam a digitalização como algo complexo, muitas outras identificam uma oportunidade viável para entrarem de vez na transformação digital, e o setor de recursos humanos tem grande responsabilidade nesse contexto.

A crise impôs inúmeras mudanças no dia a dia de todos, sem exceção. Porém, a digitalização forçada pela pandemia influencia em uma necessidade já postergada por tempo demais.

Em outras palavras, a adequação à transformação que se aproxima a passos largos.

Então, no post de hoje a SISPRO tentará passar uma visão diferenciada sobre o impacto da pandemia do novo Coronavírus no processo de digitalização do setor de RH.

Veja como é possível atingir grandes resultados mesmo em face às dificuldades que persistem em acompanhar as empresas. Vamos lá!

Setor de recursos humanos: como lidar com a digitalização propelida pela pandemia

Muitas organizações já tinham um planejamento de adaptação em andamento, mas isso acontecia em um ritmo desacelerado. Mas a verdade é que uma boa fração das empresas simplesmente ignorava essa “obrigatoriedade”.

Por fim, a pandemia nos pegou “pelas pernas”, impactando em muitos processos, mudanças nas leis trabalhistas, em nossa forma de trabalhar, vide o trabalho remoto e, especialmente, no que diz respeito à digitalização.

Até os mais céticos se viram em um dilema inédito em suas empresas: e agora? O que fazer para driblar o isolamento e quarentena?

Como manter minha atividade comercial sendo que os colaboradores estão todos em casa? E a comunicação entre os profissionais, como será feita? Além disso, Como isso afetará o planejamento comercial do meu negócio?

Dessa forma, como em um processo de “choque térmico” os empreendedores finalmente entenderam que sem a tecnologia, sem a digitalização dos processos, as chances de quebra cresciam a cada dia.

Já para o setor de recursos humanos, a aquisição de ferramentas tecnológicas caiu como uma luva.

Se o problema era fazer o controle de ponto em home office, havia soluções em nuvem para isso. A gestão de RH precisava tomar uma importante decisão em um cenário de afastamento? Sem problemas, a descentralização é uma característica da mobilidade da nuvem.

Portanto, aos poucos, mas de uma maneira dinâmica, os empresários passaram a compreender que esse era o momento ideal para alavancar a adequação à transformação digital e isso nos leva ao próximo tópico.

Para muitos a pandemia foi o estopim para digitalizar-se de vez

Quando falamos em digitalização e como isso já acontecia de forma lenta, é importante destacar uma coisa. Os empreendedores digitalizaram sim suas empresas, mas o RH era sempre um dos poucos que recebiam menos incentivo nesse aspecto.

Isso acontecia em partes por causa da mentalidade associada à cultura organizacional, na qual o RH nada mais é do que o setor que contrata e fecha a folha de pagamento.

Se você acompanha nosso blog sabe que insistimos que o setor de recursos humanos se tornou uma peça-chave para o sucesso. Desse modo, quase que de forma providencial a pandemia chega e evidencia como de fato o RH é o principal eixo que mantém o negócio girando.

Além disso, ficou evidente que todo processo relacionado ao setor é passível de digitalização. E hoje temos certos processos digitalizados que comprovam isso, tais como:

1.     Realização de processo seletivo digital;

2.     Captação e retenção de talentos;

3.     Completo registro e controle do ponto dos profissionais;

4.     Recebimento, assinatura e validação de documentos e contratos;

5.     Tomada de decisão remota pelos gestores.

Além disso, vale ressaltar que tudo isso é realizado de maneira remota, descentralizada, com mobilidade e acessibilidade irrestritas.

Mesmo forçada, a digitalização traz benefícios ao setor de recursos humanos?

Costumamos pensar que: antes um processo de digitalização forçada do que postergar essa necessidade, impedindo a expansão e crescimento do mercado.

Além do fato de ser algo inevitável, ou seja, a presença da tecnologia no cotidiano das empresas, é essencial entender seus benefícios, a fim de facilitar a tomada de decisão do seu negócio.

Por isso selecionamos os principais benefícios que você alcança quando em posse das diretrizes da digitalização:

1.     Redução de processos redundantes, falhos e manuais;

2.     Ganhos de agilidade na execução das tarefas;

3.     Diminuição considerável dos custos operacionais;

4.     Maior acessibilidade aos dados e informações gerenciais;

5.     Total segurança resguardada pela Cloud Computing;

6.     Amplos relatórios que possibilitam uma análise aprofundada;

7.     Integração entre setores que estimula a eficiência.

Portanto, tudo isso é convertido em uma resistência a mais contra a crise. Ademais, é o primeiro passo para almejar o pós-pandemia com segurança e margem para crescimento.

A SISPRO voltada ao futuro pós-pandemia

A SISPRO, assim como todas as empresas, está batalhando a cada dia para viabilizar as ferramentas e serviços mais eficientes para os clientes, mas sem perder de vista o futuro pós-pandêmico, que é onde nosso foco deve estar.

É por isso que hoje oferecemos uma solução completa para o setor de recursos humanos. Desse modo, o SISPRO RH Gestão de Pessoas SeuRH otimiza os processos com recursos versáteis e flexíveis.

Sendo assim, se você busca a ferramenta certa para concretizar a digitalização em seu negócio, certamente precisa se aprofundar em nossa solução.

Acesse aqui um Folder Completo para entender mais ou se preferir, entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento, estamos te esperando!