Gestão Contábil: conheça sua importância na empresa
17142
post-template-default,single,single-post,postid-17142,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Conheça a importância da Gestão Contábil para o crescimento da sua empresa

A questão contábil é apenas uma das obrigações diárias que o empreendedor deve atender. Indiferente ao porte da empresa, atender as obrigações fiscais é uma exigência que deve ser trabalhada de forma consistente e nessa questão, a gestão contábil é a melhor aliada.

Por meio dessa gestão em particular, é possível realizar todos os cálculos necessários, efetivar a verificação da escrituração constante dos documentos, bem como das contas e tudo mais que inflige diretamente no patrimônio da empresa.

Portanto, se faz substancial contar com um planejamento eficiente e uma gestão ainda mais presente.

Quer conhecer a real importância de integrar uma gestão contábil em sua empresa? Acompanhe esse conteúdo desenvolvido para ampliar sua visão sobre o que é realmente necessário, a fim de obter o sucesso empresarial saudável. Confira!

Mas afinal, por que a gestão contábil é importante?

O foco recente na gestão contábil está intimamente relacionado à necessidade de contar com ferramentas e diretrizes eficazes. Afinal de contas, existem muitas obrigações a serem sanadas e prestação de contas a serem dadas.

Dessa forma, gestores, administradores e também, contadores, encontraram na contabilidade gerencial um dos melhores aliados para solucionar todas as legislações exigidas dos empreendedores.

Estamos falando das seguintes legislações vigentes:

  • Obrigações Fiscais e Tributárias: IRPJ, IRRF, DIRF, DCTF, ECF, SPED Fiscal ICMS/IPI, DASN e Declaração de Inativa;
  • Obrigações Contábeis: Balanço Patrimonial, Livros e SPED Contábil;
  • Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias: Pró-Labore, Folha de Pagamento, GFIP, Pagamento das guias do INSS e FGTS, RAIS, CAGED e DIRF;

Em vista disso já é possível compreender a quantidade de obrigações em que a empresa deve estar adequada. Podemos assumir então, que a gestão contábil possui um alcance maior do que apenas sobre os impostos.

É uma poderosa ferramenta capaz de organizar e acima de tudo, colocar a empresa no patamar de ativa, gerando lucro e prolongando sua vida útil, nesse mercado que se mostra cada dia mais implacável.

Manter as obrigações em dia é o mínimo que uma empresa precisa para crescer. Em conclusão, já bastam as adversidades resultantes da luta diária em manter as portas abertas e funcionando, ou seja, não há necessidade de mais problemas.

Veja 4 benefícios da gestão contábil para sua empresa

Qual a importância da gestão contábil

Para fortalecer a questão da importância dessa específica gestão para sua empresa, separamos alguns benefícios relevantes e que você deve levar em consideração, acompanhe!

1 – Ganhe maior autoridade no controle econômico e financeiro

Pensando na vertente financeira, podemos dizer com toda a certeza que um dos grandes benefícios é a autoridade e controle financeiro aprimorados. A gestão da empresa passa a controlar com maior efetividade seu plano econômico.

Esteja habilitado a gerir com eficiência o planejamento dos investimentos, a fim de acompanhar as despesas e receitas geradas pelo empreendimento. O resultado é a diminuição dos riscos de que a empresa acabe sem dinheiro para pagar as contas.

Com maior autoridade sobre o fluxo de caixa é possível acompanhar a saída e a entradas dos valores.

2 – Maior facilidade de obtenção de crédito entre fornecedores e bancos

Todos conhecemos a burocracia que existe na hora de conseguir crédito em nosso país. Engana-se quem pensa que esse cenário é facilitado para o empreendedor, indiferente ao seu porte ou nicho de atuação.

Por outro lado, quando a gestão toma as rédeas do financeiro e controla com sabedoria as contas bancárias, a empresa passa a ser uma candidata favorável a ter linhas de crédito facilmente aprovadas.

Isso acontece porque os bancos e fornecedores conseguem visualizar a saúde financeira e comprovar que seu negócio sustentará qualquer contrato acordado sobre um investimento.

3 – Amplia a definição do regime tributário adequado

Você sabia que ainda hoje existem empresas inseridas no regime tributário errado? Isso acarreta perda de recursos, pois o negócio acaba arcando com custos que nem fazem parte do seu verdadeiro regime tributário.

Sendo assim, um dos benefícios da gestão contábil para sua empresa, é estipular com segurança qual o melhor regime a seguir. Veja alguns pontos analisados pela gestão:

  • Análise da receita bruta;
  • Análise da margem de lucro;
  • Montante despendido com custos fixos;
  • Montante despendido com custos variáveis;
  • Análise dos custos variáveis mensais e anuais.

Em posse dessas informações é viável determinar com confiança quais dos seguintes planos seguir: Lucro Real; Simples Nacional; Lucro Presumido e Arbitrado.

4 – Melhora a visibilidade dos sócios quanto ao patrimônio real da empresa

Por último, mas não menos importante, temos o benefício relacionado ao patrimônio da empresa. De maneira simples, os sócios realizam uma verificação do patrimônio real do negócio.

Através dos dados levantados pela escrituração constante dos documentos e contas, os sócios determinam com precisão qual a saúde do empreendimento. Essa ação é fundamental para desenvolver a confiança e senso de parceria entre os sócios.

Já abordamos recentemente o tema de gestão patrimonial aqui no blog, acesse para se inteirar por completo.

Esperamos ter mostrado a real valia de contar com uma gestão contábil em sua empresa. É importante compreender sua imprescindibilidade para garantir a conformidade das obrigações!