eSocial: Guia completo com tudo o que você precisa saber
15255
post-template-default,single,single-post,postid-15255,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o eSocial

Ainda sem entender direito como funciona o eSocial? O sistema será obrigatório a todas as empresas, e é importante dominar a ferramenta e se preparar para ela.

O sistema tem por objetivo fazer um controle das informações e dados das empresas de atuação no Brasil. E não, você não terá como escapar. Por isso, os gestores devem entender como funciona e se adaptar às mudanças promovidas por ele.

E de que forma o eSocial Empresas atua? Como fazer a gestão empresarial e implementá-lo? É necessário fazer um curso? É o que você irá descobrir a seguir.

O Que é o eSocial?

O eSocial é um programa do Governo Federal com a participação do Ministério do Trabalho e Emprego, INSS, Receita Federal e da Caixa Econômica Federal.

Com os seus dados fiscais em um único documento, o eSocial não se trata apenas de uma determinação para benefício da fiscalização do Fisco. Ele também será de grande ajuda para o seu departamento de Contabilidade.

O banco de dados de cada empresa é acessado facilmente pelo órgão fiscalizador, que busca informações sobre os seus responsáveis. É claro que um sistema rigoroso como esse pode levar os gestores a uma certa preocupação.

Os negócios precisam manter sempre seus dados atualizados no eSocial para evitarem problemas. Mas essa medida será interessante para a empresa. Ainda que rigoroso, o sistema irá reduzir a burocracia de pilhas de documentações.

Fato é que a gestão da empresa precisa se manter organizada no que diz respeito aos seus dados. Uma vez feito isso, será mais simples lidar com o sistema.

Características do eSocial

esocial

1 – Manuseio

Mas, afinal, quem deverá fazer uso do eSocial dentro da empresa? A responsabilidade deverá ficar entre a Contabilidade e o Departamento Pessoal. Ambos os setores estarão envolvidos na demanda de informações da empresa.

Se a sua dúvida é se qualquer funcionário estará apto a utilizar a ferramenta, a resposta é não. Pode ser indispensável fornecer treinamento para a equipe que irá abastecer o sistema.

Informe-se junto ao Ministério do Trabalho e Emprego sobre a capacitação da equipe.

E, é claro, aquele profissional que costuma ter dificuldades em utilizar novas tecnologias poderá precisar de uma orientação efetiva para lidar com o eSocial.

2 – Documento

O documento com as informações requisitadas será enviado em formato XML. Seus dados ficarão disponíveis no sistema para consulta e utilização do Fisco caso necessário.

O envio precisa ser feito conforme prazo estabelecido pelas leis trabalhistas.

3 – Folha de Pagamento

Para ser mais objetivo, você verá a mudança mais concreta com a adoção do eSocial através da folha de pagamento. Organize-se para enviar mensalmente a folha de pagamento pelo sistema.

Esse controle feito pela ferramenta não se torna invasivo caso a gestão da empresa cumpra as determinações previstas. Basta ter disciplina e não deixar de compartilhar as informações solicitadas.

4 – Penalidade

O não cumprimento do que preconiza o eSocial no prazo estabelecido acarreta em punição para a empresa. Os procedimentos devem ser feitos conforme a legislação trabalhista vigente.

Um exemplo de desconformidade é o RET ou Registro de Eventos Trabalhistas. Qualquer alteração feita pelo negócio precisa ser de ciência do sistema sob a penalidade de multa.

Saiba que os prazos para os procedimentos necessários não são negociáveis.

Procedimentos Realizados no eSocial

Você já sabe que os dados da sua empresa devem ser atualizados no sistema e que serão utilizados pela Contabilidade e Departamento Pessoal. Mas quais são as informações a serem armazenadas?

Tome nota de alguns dos procedimentos que devem ter total atenção da empresa: folha de pagamento, cadastro de funcionários, admissão, demissão, aviso prévio, férias, afastamento, comunicado de acidente de trabalho, FGTS, imposto de renda, dentre outros.

Mais Simples e Direto ao Ponto

O eSocial Empresas vem para simplificar o trabalho de quem precisa fazer declarações fiscais e tributárias. A sua declaração única facilita e muito a tarefa do gestor.

Feito o treinamento da equipe, o envio eletrônico das informações trabalhistas e fiscais se torna muito prático. É uma forma de controle eficiente dos órgãos competentes, e a empresa também ganha a tranquilidade do cumprimento de suas obrigações.

As vantagens não param por aí. Enquanto há o impedimento de sonegação fiscal por parte das empresas, estas têm seus custos com declarações reduzidos. O ambiente virtual permite essa economia.

Quer enviar seus dados sem qualquer possibilidade de erro? Utilize um sistema de gestão empresarial. Ele armazena seus dados financeiros e tem excelentes recursos de contabilidade.

A SISPRO pode ajudar a organizar seu banco de dados e evitar quaisquer transtornos legais com o eSocial.