eSocial é passo importante na transformação digital nas empresas
13724
post-template-default,single,single-post,postid-13724,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

eSocial é passo importante na transformação digital nas empresas

post_sispro_esocial

Se antes as empresas tinham que lidar com uma enorme burocracia e infinitas pilhas de papéis e documentos, com o eSocial a digitalização das empresas se tornou algo significativo, gerando mais agilidade nos processos e mais segurança. É a transformação digital, que envolve a adoção de tecnologias e processos digitalizados em todas as etapas do negócio. De certa forma, as empresas convencionais tornam negócios digitais (com cultura e processos digitais), mesmo sem ter produtos ou serviços digitais. É a incorporação do digital que envolve desde os colaboradores passando pelos processos, numa reestruturação completa do negócio.

O eSocial se tornou foco nas empresas por ser uma obrigação legal. Dessa maneira, as equipes de TI (Tecnologia da Informação) passaram a se envolver mais e ganharam mais espaço na rotina trabalhista. A gestão de documentos por meio digital traz inúmeros benefícios para as empresas, como a redução de custos, a organização e a segurança das informações.

 

Passo a passo para transformar sua empresa

 

A transformação digital gera impacto em todas as áreas de uma empresa.  O setor de RH é o mais influenciado ao lidar com a gestão de pessoas e a tecnologia ao mesmo tempo. Confira algumas das principais mudanças:

  • Gestão da informação: Com o excesso de informações disponibilizadas da internet, é uma inteligência do RH conseguir analisar essas experiências e gerenciar todo esse conhecimento, com o intuito de gerar mais resultados entre os colaboradores.
  • Flexibilização da Jornada: Buscar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores sempre foi um grande desafio dos setores de RH. Entretanto, com a tecnologia móvel o local de trabalho e os horários não se tornam mais fixos. É função do RH encontrar esse equilíbrio com as novas tecnologias.
  • Automação de processos: Com o uso da tecnologia, diversas tarefas do setor de RH, como a contratação e desligamento de profissionais, tornaram-se mais ágeis. A burocracia nessas tarefas causa inúmeros tipos de atrasos e perda de prazos. Além disso, com o uso da tecnologia é possível otimizar também processos de treinamentos e capacitação, tendo mais controle sobre os funcionários que estão neste processo. Outro requisito importante é a segurança de dados e informações no meio eletrônico.

 

Benefícios de ser uma empresa digital

 

Ser uma empresa digital, ou seja, ser uma empresa que digitaliza os processos traz inúmeros benefícios. A automação de processos reduz gastos e gera mais agilidade. Confira outras vantagens em adotar a tecnologia como aliada na execução de tarefas:

  • Centralização de informações: Com a tecnologia e o uso de softwares específicos, é possível ter um controle maior sobre as informações. É o caso do eSocial, que unifica todos os documentos trabalhistas em um único ambiente virtual. Com isso, é possível ter um melhor gerenciamento de informações e não há perda de tempo em buscar dados úteis.
  • Analytics para desempenho e indicadores: A tecnologia permite fazer cruzamento de dados e gerar gráficos e planilhas para análises importantes. Ou seja, a tecnologia gera indicadores de desempenho de uma empresa da maneira mais prática e automática. Há menos tempo gasto com esse processo, e mais segurança nas informações geradas, que serão úteis para as melhorias internas da empresa.
  • Gestão de dados para tomada de decisões: Com essa gestão eletrônica de dados, a empresa ganha nas análises preditivas, ou seja, a tomada de decisões com base no histórico da empresa se torna mais fácil e assertiva.