ERP na nuvem: saiba como o ERP deixou de ser mera opção
21255
post-template-default,single,single-post,postid-21255,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

ERP na nuvem não é mais uma opção. Descubra o porquê!

o ERP na nuvem é uma opção?

Que usar as ferramentas certas é fundamental para aumentar a produtividade de um negócio, todos já sabem. No entanto, muitas empresas ainda sentem dificuldade em entender o papel do ERP na nuvem, e como ela se diferencia dos programas de ERP locais. 

Cada vez mais utilizadas por empresas de todos os setores, os sistemas ERP são ferramentas importantes de gestão e integração do negócio. Porém, com uma concorrência cada vez mais acirrada e necessidade de maior mobilidade, um sistema ERP local já não consegue atender as empresas, e a substituição pelo ERP na nuvem é fundamental. 

Quer descobrir qual o papel do ERP na nuvem e como ele pode transformar a eficiência da sua empresa ainda hoje? Continue lendo esse artigo e confira!

O que é ERP?

Primeiro, é importante entendermos o que exatamente é um sistema ERP. Grande conhecido por gestores de todos os segmentos, o ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, e funciona como um programa que auxilia todo o processo de gestão da empresa. 

Através do ERP é possível gerenciar todos os setores da empresa e acompanhar os resultados dos mesmos. Tudo isso de forma completamente integrada, aposentando as múltiplas planilhas e evitando a perda de dados importantes. 

Em outras palavras, o ERP centraliza para o gestor todas as informações importantes sobre o negócio, e entrega diversas funcionalidades que garantem o controle eficiente do estoque, balanço contábil e muitos outros. 

Existem versões de software de ERP que são instalados diretamente no computador da empresa, e também os ERP na nuvem, que roda totalmente pela internet. Ainda nesse artigo, descubra a diferença entre os ERP locais e os na nuvem, e como este último pode entregar mais resultados para sua empresa. 

Qual a diferença entre ERP local x ERP na nuvem?

Agora que você já sabe a função de um ERP e entende que existem versões de softwares locais e na nuvem, deve estar se perguntando qual a diferença dos dois. A diferença básica está no modo como o gestor vai ter acesso a esses programas. 

ERP locais 

Os ERP locais são softwares instalados no computador da empresa, e só podem ser acessados por ali. Isso significa que os dados disponíveis no programa só são possíveis de ser acessados por aquele computador específico. 

Ainda que o programa tenha uma função importante para centralizar todos os dados do negócio e facilitar o acesso às informações, ter acesso a tudo isso apenas em um computador específico traz alguns riscos. Se o computador quebrar, por exemplo, o gestor pode perder o acesso aos dados por um tempo, ou até mesmo ter uma perda definitiva das informações. 

ERP na nuvem 

Já os ERP na nuvem são acessados completamente pela internet, o que significa que você pode ter acesso às informações que precisa por qualquer plataforma, seja pelo computador, tablet e até mesmo smartphone. Isso traz grandes vantagens estratégicas, que incluem a segurança de toda a informação e um acesso muito mais prático aos dados necessários. 

No próximo tópico, confira outros pontos importantes que tornam os ERP na nuvem a melhor escolha para a operacionalidade do seu negócio!

Quais as vantagens de investir em um ERP na nuvem? 

Apesar da função de um ERP local e na nuvem serem a mesma, e buscarem a otimização da gestão da empresa, a verdade é que os ERP na nuvem trazem alguns diferenciais importantes. Muitos desses diferenciais são vantagens cruciais, que se tornam cada vez mais importante em mercados acirrados. Lobo abaixo, você vai conferir algumas das vantagens mais importantes de um ERP na nuvem. 

Bom desempenho 

O primeiro grande passo é que, por ser um sistema acessado completamente pela internet, isso permite que o ERP na nuvem seja muito mais atualizado, apresentando um melhor desempenho em comparação com os softwares locais. Isso porque um ERP na nuvem costuma receber atualizações constantes, garantindo um sistema cada vez mais eficiente para o gestor. 

O melhor é que como o ERP na nuvem é disponível diretamente pela internet, não é necessário a instalação de nenhum software no computador. Isso garante que você terá acesso à versão mais atualizada do sistema sem se preocupar em instalá-la, que é um problema dos softwares de ERP locais. 

Segurança das informações 

A segurança da informação é uma das maiores preocupações de empresas de todos os portes, e não à toa. Os riscos de perda de dados traz consequências trágicas para o negócio, dificultando a gestão e tornando a empresa menos eficiente. E isso é um fato. 

Os sistemas de ERP são importantes para garantir que você centralize as informações e possa acessá-las quando necessária. O grande problema dos ERP locais é que todas as informações estão disponíveis em um software que é instalado no computador da empresa, e só é possível acessá-las por lá. Isso significa que qualquer problema na máquina pode provocar a perda de todos esses dados. 

Um ERP na nuvem não possui nenhum desses problemas. Como todas as informações estão disponíveis no sistema na nuvem, na internet, é difícil que a empresa sofra com a perda de dados.  

Facilidade de acesso 

Além de tudo o que dissemos, não poderíamos deixar de citar a maior vantagem de um ERP na nuvem, que é a mobilidade e facilidade de acesso. Já imaginou se você pudesse ter acesso a todas as informações da sua empresa, inclusive sobre o setor de estoque e vendas, diretamente pelo smartphone, mesmo sem estar fisicamente na empresa?

Essa é uma possibilidade que o ERP na nuvem traz. Com ele, você pode acessar todas as informações importantes para a gestão diretamente pela internet, de qualquer dispositivo ou lugar. Essa é uma facilidade que torna a gestão muito mais produtiva e eficiente. 

Agora, você já deve ter percebido o quanto essas funcionalidades são importantes para uma gestão eficiente e rápida. Apostar em um bom ERP na nuvem, que oferece uma gestão completa para seu negócio, como o SISPRO ERP Cloud é fundamental.

O ERP na nuvem da SISPRO possibilita que você faça Gestão de Contratos, Gestão de pessoas, Gestão Contábil, Financeira, de Suprimentos, Vendas e muito mais. Tudo isso integrado em um único sistema.

Tags: