Consultoria para o eSocial | SISPRO
14576
post-template-default,single,single-post,postid-14576,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Consultoria para o eSocial

esocial e tecnologia

A consultoria especializada em eSocial é comprovadamente uma aliada e parceira imprescindível na hora de preparar o terreno e implantar o eSocial nas empresas. A expertise de consultores especialistas no assunto agregam ao projeto das empresas a implantação das melhores práticas e facilitam a transmissão de informação, o que viabiliza a criação de base de conhecimento do eSocial e reduz custo e tempo de implantação.

Pesquisas realizadas em 2016 apontaram que 40% a 50% das empresas ainda não estão adequadas aos requisitos regulatórios do eSocial e/ou da EFD-Reinf. Não se preocupe se a sua empresa ainda está neste grupo, pois isto é comum devido à adequação ao eSocial não ser simples.

Sua empresa deve estar passando por grandes desafios que envolvem mudança de cultura [link para texto sobre compliance – quando for publicado https://docs.google.com/document/d/1nCgZepCIrPMNulO81l80EImWhciB0m8hFNzRg71j7hc/edit], e consequentemente informação, comunicação e realinhamento de objetivos com as mudanças propostas. No caso do eSocial, tudo isso impacta em toda a estrutura da empresa, não se restringindo apenas à área de Recursos Humanos.

 

Novos processos são desafios enormes

A revisão de processos para o eSocial na sua empresa vai exigir atenção e demandar investimento considerável de tempo e recursos de um time multidisciplinar.

Avaliar todos os processos que envolvem os 44 eventos é uma tarefa que exige um esforço extra. Cada evento tem seu leiaute específico composto por vários registros e regras de validação. A avaliações envolve as integrações de sistemas e áreas.

Quem é responsável pela revisão de processos pode se deparar frequentemente com a necessidade de informações que estão em planilhas, ou em papel, e que devem ser incorporadas a sistemas para possibilitar seu envio ao eSocial.

Um consultor especializado pode agregar sua expertise nesta tarefa trazendo soluções técnicas e automatização de processos.

Revisar e complementar cadastros de funcionários e autônomos, eliminando inconsistências é hoje uma das principais dificuldades que as empresas estão enfrentando.

Há relatos de empresas que têm em média 20% do seu cadastro apresentando inconsistências. Sem a correção destas, a empresa não terá como atender as exigências regulatórias do eSocial, logo é de suma importância que esta atividade de compliance do cadastro esteja finalizada ainda em 2017.

 

Por que ter processos integrados?  

A sua empresa já deve ter incluído novos fluxos de trabalho que envolvem integração da área de RH com as demais áreas da empresa, bem como a automação de atividades.

Existem eventos no eSocial que serão enviados mensalmente como o caso da folha de pagamento. Outros serão enviados quando ocorrerem como o caso da admissão e afastamento. No caso da admissão, o eSocial deverá receber as informações da admissão do empregado. Estas devem ser enviadas até o final do dia imediatamente anterior ao do início da prestação do serviço. Já no caso de acidente de trabalho com afastamento, o prazo para a comunicação no eSocial varia:

 

  • Afastamento temporário de até 15 dias: comunicação até o dia 7 do mês seguinte à ocorrência;
  • Afastamento temporário acima de 15 dias: comunicação até o dia 16º da a ocorrência;
  • Afastamento temporário ocasionado pelo mesmo acidente (dentro de um prazo de 60 dias) que totalizarem mais de 15 dias: comunicação deve ser feita isoladamente no 16º dia de ocorrência.
  • Demais afastamentos: comunicação até o dia 7 do mês seguinte à ocorrência ou até o envio dos eventos mensais de remuneração a que se relacionem.

Isto significa que além de ter todas as informações no seu sistema de RH registradas no momento de ocorrência, estas devem ser formatadas no leiaute de admissão e enviado ao eSocial no prazo correto. Esta remessa deve ser realizada e monitorada pelo sistema de eSocial de sua empresa de forma automática para garantir que todo o processo saia a contento e não haja inconsistências na remessa, o que deixaria a empresa exposta fiscalmente a multas.

Com certeza, sua equipe deve ter avaliado se o sistema de RH já está adequado ao eSocial.

Há vários sistemas no mercado que já disponibilizam esta integração. É o caso do SISPRO RH eSocial, da Sispro Software Empresarial, que é uma ferramenta completa e integrada, desenvolvida especialmente para atender todas as exigências do eSocial com facilidade e agilidade, proporcionando total controle das informações.

 

Experiência para seguir o caminho certo

Sem dúvida, encontrar dificuldades nas atividades que envolvem o eSocial não é surpresa. Sua empresa pode ter sucesso se ajustar seus processos e contar com apoio de um sistema de RH e eSocial que atendam todas as exigências legais.

Neste momento de contagem regressiva para início das remessas ao eSocial, o que é necessário em um sistema de RH para trilhar um caminho mais tranquilo, seguro e com o menor custo?

  • Expertise em desenvolvimento para garantir um sistema de qualidade;
  • Atualizações constantes e inovações;
  • Oferta de consultoria para apoiar a transição da sua empresa para o eSocial.

A Sispro possui um sistema desenvolvido especialmente para atender a nova obrigação acessória, o eSocial,  que pode ser integrado a qualquer sistema ou ERP do mercado.

Oferece serviços de consultoria e capacitação para o eSocial, com uma equipe de profissionais com expertise em RH e em eSocial que orientam a implantação das melhores práticas, apoiem a revisão de processos e os usuários na implantação.