Solução de gestão de contratos: o que a solução certa muda no hospital?
22354
post-template-default,single,single-post,postid-22354,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

O que muda no seu hospital com uma solução de gestão de contratos?

como uma solução de gestão de contratos ajuda um hospital

Você sabe o que muda em um hospital quando a instituição conta com uma solução de gestão de contratos eficiente? Inicialmente, um sistema traz maior padronização, planejamento, automação e comunicação entre os envolvidos, mas isso é apenas uma fração das melhorias.

Ao longo dos últimos anos, os gestores têm percebido a importância de administrar de perto as questões contratuais. Porém, esse número ainda é pequeno, mas quando falamos no setor da saúde, a realidade consegue ser preocupante, especialmente pela alta complexidade da gestão de contratos hospitalar.

Portanto, se quer saber como o sistema certo pode melhorar a gestão de contratos do seu hospital, recomendamos a leitura. Pretendemos abordar sua importância e como é possível alcançar isso o quanto antes!

O que caracteriza a gestão de contratos hospitalar?

Diferentemente de uma organização de retaguarda administrativa, a hospitalar é considerada ainda mais complexa. E é justamente nas demandas da gestão de contratos de uma instituição de saúde, que grandes gargalos acontecem, especialmente se a gestão não conta com alguma metodologia de controle contratual.

Em vista da necessidade de ofertar um atendimento de qualidade, um serviço eficiente e se tornar um diferencial na vida dos clientes, muitos acabam negligenciando as obrigações provenientes dos contratos hospitalares, e isso pode ser bem negativo para o crescimento do negócio.

Em suma, gerenciar os contratos hospitalares em nada se difere de outras gestões. Porém, são suas minúcias que tomam tempo e foco dos líderes. Dessa forma, veja algumas das responsabilidades da gestão de contratos hospitalar:

1.     Administrar o ciclo de vida dos contratos, a fim de acompanhar seu fluxo e assegurar sua execução;

2.     Monitoramento contratual que viabiliza analisar históricos, antecipar adversidades e prever renegociações;

3.     Efetivar um controle assertivo dos limites para renovação;

4.     Apontar a urgência da necessidade de aditivos;

5.     No caso da instituição de saúde, assegurar regularmente que os documentos estão dentro do escopo exigido pela ANS (Agência Nacional de Saúde).

Apesar de bem definido o desígnio do contratual de um hospital, deixar de fazer suas etapas pode acarretar grandes dores de cabeça. O principal problema é perder a habilidade de executar a análise interna de riscos.

E não poderíamos deixar de fora a questão das sanções administrativas. Isso acontece quando um contrato já não cumpre a legislação vigente que conduz as instituições, ou seja, a operadora fica sujeita às ações dos órgãos reguladores.

O que uma solução muda nesse cenário?

Você sabia que em torno de 60% a 80% dos processos hospitalares estão sob a responsabilidade de um contrato? Nesse sentido, é preciso entender que há distintas formas de elaboração contratual no âmbito hospitalar, o que carece de total foco da gestão.

Se tivéssemos que associar a solução de gestão de contratos hospitalar a uma palavra, seria conformidade.

Tendo em vista que os processos de um hospital estão interligados a diferentes demandas, como: restaurantes, laboratórios, rouparias, cafeterias, dentre outras, a solução previne não apenas gargalos financeiros, mas também assegura ao cliente um serviço de qualidade, uma vez que os serviços são bem executados.

Além disso, a solução traz automatização ao ciclo de vida de um contrato. Desse modo, impede erros ao estoque hospitalar, que passa a atuar à risca com alertas indispensáveis para sua manutenção.

Outro ponto de mudança é quanto ao monitoramento em tempo real da qualidade dos serviços e produtos, a partir da análise de cada fornecedor. Vamos supor que determinada medicação deva ser preservada de uma maneira rigorosa.

O gestor poderá identificar em tempo real se o fornecedor está cumprindo esse quesito contratual. Caso seja comprovado o descumprimento, há margem para desqualificar o fornecedor, a fim de que o cliente final (paciente) receba o tratamento com uma medicação que teve sua integridade preservada.

Para encerrar com chave de ouro, podemos apontar a eliminação de processos fraudulentos nos contratos. Através da conformidade dos contratos é viável evitar o pagamento indevido às prestadoras de serviços, pois as etapas do contrato são transparentes e oferecem o respaldo ideal.

2 dicas extras para auxiliar sua gestão de contratos hospitalar

Faça uma análise completa da minuta do contrato

Um dos principais cuidados e que mais afeta uma gestão de contratos, é justamente analisar com empenho a minuta do acordo.

Nessa etapa é imprescindível definir 2 pontos: o fornecedor decorre de margem para ajustes caso seja necessário? Qual o nível de maleabilidade que o contrato oferece à contratante?

Definir respostas para essas 2 perguntas pode evitar um mar de problemas futuramente.

Invista na solução de gestão de contratos certa

De nada adianta analisar o contrato e definir os pontos iniciais sem que haja a presença de uma solução de gestão de contratos eficiente. Por isso dizemos, avalie cada possibilidade, o grau de aderência do sistema e seu nível de integração com as demais ferramentas.

A SISPRO possui uma solução que certamente promoverá o crescimento da sua instituição. Considerada a plataforma de gestão cloud mais completa do mercado, viabiliza às seguintes funcionalidades:

1.     Editor online;

2.     Orçamento e finanças;

3.     Workflow de aprovação;

4.     Alerta de prazos;

5.     Dashboards;

6.     Integrações;

7.     Portal de relacionamento;

8.     Customizações;

9.     Gerenciamento de usuários;

10.  Acompanhe em tempo real o status de todos os seus contratos.

Oferecemos diferentes planos de adesão. Então, por que você não solicita uma demonstração agora mesmo? Estamos te esperando para juntos, fazermos a diferença!