Como um ERP pode auxiliar na motivação de funcionários? | SISPRO
9943
post-template-default,single,single-post,postid-9943,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Como um ERP pode auxiliar na motivação de funcionários?

ERP na nuvem

Um ERP tem inúmeras vantagens para qualquer tipo de negócio. Além de reduzir os custos e gerar diferencial competitivo, seu uso tem tudo a ver com a transformação digital pela qual os empreendimentos vêm passando.

O que nem todos sabem é que este tipo de solução também pode colaborar para modificar positivamente a gestão de pessoas. Graças ao bom aproveitamento do sistema em uma organização, é possível treinar e motivar uma equipe para alcançar resultados melhores.

A seguir, entenda como isso acontece!

Evita erros no cálculo de pagamentos

Pagar corretamente os salários dos funcionários não é importante apenas do ponto de vista da legislação. Mais do que isso, ao acertar no que deve ser pago, há naturalmente mais satisfação por parte dos colaboradores.

Porém, fazer o cálculo correto e de maneira manual, muitas vezes, é inviável, especialmente em negócios de maior porte. O ERP, por sua vez, auxilia fortemente na realização de cálculos precisos e convenientes, de modo a evitar falhas que desestimulem os funcionários.

Ajuda a estruturar o plano de carreira

O ERP também ajuda a estruturar um bom plano de carreira. Contando com o módulo específico, o sistema permite que sejam definidas as atribuições de cada cargo, assim como os salários para cada função.

Torna-se mais fácil prever o impacto do aumento de salários na folha em geral, assim como orientar caminhos a serem seguidos para que os colaboradores cresçam na empresa. Eventualmente, isso leva a maior engajamento e satisfação, culminando na motivação tão ambicionada.

Favorece o desenvolvimento de talentos

O desenvolvimento de talentos é muito importante para entusiasmar colaboradores. Se eles sentem que a empresa se preocupa com seu crescimento e desenvolvimento pessoal, a resposta vem na forma de atuação mais engajada.

Ao mesmo tempo, não é tão simples dar conta de todos os treinamentos já realizados, especialmente quando o número de funcionários é maior. O ERP ajuda a definir corretamente qual é a necessidade de treinamento, quais foram as atividades realizadas, os custos e os resultados.

Otimiza a comunicação

O fato de o sistema ERP centralizar as informações faz com que a visualização e a coleta de dados sejam melhores. Em primeiro lugar, o sistema permite a integração entre setores diferentes, e o intercâmbio de informações afeta seus respectivos desempenhos.

Se empregado da maneira correta, o sistema aumenta a acessibilidade de funcionários de diversos setores e escala as informações necessárias. Neste cenário, a comunicação entre setores e hierarquias distintas ganha impulso, o que se traduz em mais horizontalidade e menos erros advindos de problemas de entendimento.

Mais coesa e com mais possibilidades de agir sobre questões importantes do negócio, mais uma vez, a equipe ganha fôlego para seguir produzindo!

Melhora a gestão de tempo

Um sistema ERP tem como uma de suas funções primordiais a automação de tarefas, por exemplo, gerenciais e financeiras. Com ela, é possível diminuir o tempo que os funcionários gastam em tarefas de rotina (prestação de serviços, receitas, entre outras).

Além disso, ele também evita a necessidade de retrabalhos, causados por erros e distrações. O time fica com mais tempo disponível paras atuar em ações mais estratégicas e pertinentes à tomada de decisões. Pense em como isso pode estimular nele o senso de desafio e realização profissional, uma vez que seu potencial está adequadamente canalizado.

Aumenta a produtividade

Estudos mostraram que o uso de um ERP implantado corretamente pode levar ao aumento da produtividade. As entregas feitas dentro do prazo, por exemplo, aumentam em mais de 20% com o uso desse recurso.

Isso gera mais contentamento não apenas da parte dos clientes, mas também dos funcionários. As tarefas burocráticas e repetitivas passam a ser automatizadas, e seus colaboradores têm mais tempo para encarar novos desafios.

O alcance de metas fica mais fluido e estruturado, o que também impacta positivamente a motivação de seus colaboradores. Isso, inclusive, gera um bom ciclo para o negócio, já que funcionários motivados são 50% mais produtivos!

Também quer que a sua empresa desfrute dos amplos benefícios de um sistema de ERP? Entre em contato conosco!