Gestão de contratos: descubra como integrar as áreas da empresa
21262
post-template-default,single,single-post,postid-21262,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

Gestão de contratos: descubra como integrar as áreas da empresa

como integrar as áres da empresa à gestão de contratos

Muitas empresas sentem dificuldade em integrar todos os setores, o que dificulta a gestão e torna todos os processos dentro do negócio menos eficientes. E a gestão de contratos em um cenário como esse é ainda mais complicado. 

A verdade é que se os setores de uma empresa não se comunicam de forma eficiente, informações importantes são perdidas, inclusive aquelas que devem ser usadas para melhorar a gestão de contratos. Em empresas, nas quais o volume de contratos, tanto de funcionários quanto de fornecedores, é grande, essa gestão é ainda mais difícil sem a integração dos setores.

Por isso, reunimos para você algumas das dicas mais importantes para integrar as áreas da sua empresa e fazer uma gestão de contratos eficiente, focada em resultados e lucratividade. Quer descobrir quais são essas dicas? Continue lendo e confira! 

Mapeie o fluxo de trabalho de toda a empresa 

O primeiro passo para integrar as áreas da empresa, e assim melhorar a gestão, é saber exatamente o fluxo de trabalho de todas áreas do negócio. Isso significa identificar e mapear de forma clara os processos desenvolvidos no setor de vendas, setor financeiro, setor de estoque, e outros. 

Identificando esses processos, a equipe responsável pela administração dos contratos pode guiar a gestão dos mesmos levando em consideração os prazos e processos de cada área específica. O setor de estoque, por exemplo, precisa de processos muito claros para garantir que não falte produtos importantes, e a gestão de contratos precisa garantir que os contratos com fornecedores sejam renovados ou realizados à tempo, evitando que haja uma interrupção na entrega.

Identifique pontos críticos da gestão de contratos

Da mesma forma, identificar pontos problemáticos, que estão prejudicando a gestão de cada setor, também é importante para melhorar a gestão de contratos. Nesse caso, é fundamental que a equipe jurídica da empresa pense em possíveis soluções que podem ser efetivadas através de uma gestão de contratos mais eficiente. 

Proponha um acompanhamento de datas importantes acerca da gestão de contratos

A gestão do ciclo de vida do contrato é um dos passos mais importantes do negócio, e não à toa. Ele é uma garantia de que a equipe está acompanhando de perto todas as datas de vencimento, datas de entrega combinadas contratualmente e outros detalhes cruciais. 

Saber essas datas e prazos é importante porque permite que a equipe esteja sempre um passo à frente. Ao invés de esperar um contrato vencer para então encontrar outro fornecedor, por exemplo, a empresa pode começar a mobilização semanas antes do vencimento do contrato, buscando por novos fornecedores ou propondo uma renovação. 

Isso garante que nenhum serviço seja interrompido dentro da empresa, além de permitir que a gestão atue de forma muito mais eficiente, prevenindo problemas.

Integre as informações em um único sistema 

Uma maneira de garantir a integração das áreas da empresa, e assim beneficiar a gestão de contratos, é através de sistemas de gestão ERP. Sistemas como o da SISPRO ERP Cloud possuem ferramentas completas de gestão, que incluem o controle de estoque, CRM, soluções fiscais, gestão de contratos e outras. 

Com as informações de todos os setores integradas em um único sistema, o setor jurídico da empresa tem muito mais liberdade e informação para fazer uma gestão focada em resultados. Além disso, a integração de informações também auxilia a empresa na redução de custos e na criação de estratégias para aumentar a lucratividade. 

E então, entendeu como integrar as áreas da empresa e ter uma gestão muito mais eficiente? Se você gostou, aproveite para conhecer as soluções da SISPRO e descobrir como podemos ajudar a sua empresa a aumentar a produtividade e lucratividade!