Tecnologia na Administração de Condomínios | SISPRO
9623
post-template-default,single,single-post,postid-9623,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Tecnologia como aliada na gestão de RH da administração de condomínios

Administração de Condomínios com tecnologia

Administrar pessoas não é fácil. Agora, pense nessa tarefa acumulada em uma só equipe e multiplicada para diversas empresas diferentes. Essa é a rotina dos responsáveis pela gestão de recursos humanos (RH) na administração de condomínios, que pode ser facilitada e muito pela tecnologia.

Apesar de ser muito comum, a gestão feita com o uso de algum software abrangente para a gestão de condomínios, auxiliada por planilhas para controle das informações pertinentes aos funcionários, pode dar algumas dores de cabeça que a tecnologia pode solucionar:

Rotina dos funcionários na administração de condomínios

Imagine uma imobiliária que administra dezenas de condomínios, cada um é uma empresa diferente, com diferentes funcionários e necessidades. Como gerenciar todas a rotina dos funcionários de cada condomínio?

Esse é um dos aspectos mais importantes em que a tecnologia de um software de RH pode contribuir para o trabalho de uma empresa especializada na administração de condomínios, pois permite integrar as estruturas do quadro funcional em uma só solução, voltada a justamente fazer esse controle da rotina das equipes, com lançamento de horas trabalhadas, horas extras, faltas, férias, entre outras necessidades.

Normalmente, os softwares voltados à gestão do condomínio se focam na experiência do síndico e dos condôminos, mas não possuem funções para a administração de rotinas de RH, obrigando a empresa ou imobiliária responsável a adotar outra solução para gerir as equipes que, juntas, passam muitas vezes das centenas de funcionários.

Controle de ponto e prestação de contas

Com um volume de pessoal maior do que 90% das empresas brasileiras (a maioria constituída em pequenas e médias, segundo a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo — CNC), os condomínios representam um desafio para as administradoras, que são responsáveis por gerenciar funcionários, terceirizados e prestadores de serviço e observar as devidas obrigações legais.

Não é fácil gerir tantas pessoas em softwares não-específicos, sendo alto o risco de perder o controle sobre o ponto, pagamentos, benefícios e, depois, compilar todos os dados para fechar a folha de pagamento, e também prestar contas aos clientes, condôminos e ao Governo, pelo e-Social.

Maior benefício da tecnologia na administração de condomínios

A automação é certamente o maior benefício na adoção de um software de RH, pois elimina a necessidade de atualização das planilhas quando integrada ao sistema de ponto dos condomínios. Assim, é possível receber os horários referentes à marcação de pontos, monitorar faltas e até obter informações para implementar melhorias em processos, o que pode impactar diretamente no volume de horas extras.

Outras vantagens estão na facilidade de controle de fornecimento de equipamentos de segurança (EPIs) e sua validade, mapeamento de agentes nocivos no local de trabalho e auxilia na automação de recrutamento e seleção de funcionários da administradora.