Qualificação cadastral eSocial: a SISPRO explica como fazer corretamente
21912
post-template-default,single,single-post,postid-21912,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive
 
Blog

SISPRO explica como realizar a qualificação cadastral do eSocial

como realizar a qualificação cadastral no esocial

Você sabia que tão importante quanto efetivar o eSocial é realizar a qualificação cadastral adequada? Esse é um daqueles casos em que uma etapa depende da outra, e sem o processo qualificatório, a obrigação pode não se concretizar.

Visando auxiliar nossos leitores e clientes com mais essa necessidade crescente, decidimos explicar como fazer a qualificação cadastral do eSocial pela sua empresa. Boa leitura!

Entendendo um pouco mais sobre o processo de qualificação cadastral

Como você bem deve saber, o eSocial é uma das grandes iniciativas do governo federal na busca por reduzir a burocracia.

Seu principal objetivo é agregar, com maior assertividade, os documentos relacionados ao Fiscal, Trabalhista e Previdenciário da empresa. É uma forma de reduzir os processos envolvidos no preenchimento e entrega acessória.

Se antes havia obrigações distintas que precisavam ser preenchidas individualmente, depois do eSocial, essa demanda caiu para algumas guias únicas.

Nesse sentido, a qualificação cadastral vem em forma de regularizar as informações e dados dos colaboradores da empresa. Isso porque o Banco de Dados deve contar com maior consistência das informações, a partir do CPF e Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Por sua vez, o empreendimento deve realizar a qualificação antes mesmo de cogitar transmitir ao eSocial. O que você precisa entender é que as informações dos colaboradores presentes no sistema da organização, devem ser as mesmas presentes no banco de dados do eSocial, do contrário os eventos não são aceitos.

O que fazer para efetivar essa demanda livre de erros

Tudo ficou mais simples, pois a Receita Federal disponibilizou uma ferramenta que realiza uma consulta rápida, eficaz e consistente. Por meio da ferramenta é possível verificar se as informações cadastrais dos trabalhadores estão em conformidade.

Além disso, ainda pela ferramenta o empreendedor consegue localizar erros, facilitando à empresa corrigi-los em tempo hábil. Na prática, existem 2 maneiras de fazer a consulta da qualificação cadastral: em formato web ou em lote!

Consulta Web

Método de pesquisa indicado para empresas que possuem um baixo número de funcionários, visto que a pesquisa é feita através de formulários virtuais individuais para cada colaborador.

Basta preencher com atenção as informações, e esse método oferece uma grande vantagem. Por ser individual ele permite ao empreendedor realizar uma espécie de dupla checagem das informações, a fim de encontrar inconformidades.

Consulta em lote

Já a consulta de qualificação cadastral em lote é indicada para negócios com grande quadro de colaboradores, pois é um método que possibilita o envio de inúmeros indivíduos simultaneamente.

Nesse modelo há um período de espera de aproximadamente 48 horas, entre o envio, a checagem pela Receita Federal e o retorno ao empreendedor. Caso opte por essa opção, há um leiaute disponível no Portal do eSocial que pode utilizar.

DICA IMPORTANTE: faça questão de imprimir o comprovante de qualificação cadastral e arquivar todo e qualquer documento, como prova de que o processo foi realizado.

Qual importância o eSocial representa para seu negócio?

Antes de mais nada, é fundamental apontar que o eSocial não é algo opcional. Na verdade, é uma obrigação acessória que toda empresa está incumbida de preencher os eventos e transmitir à Receita Federal.

Assim como já falamos aqui no blog, o eSocial não deve ser encarado como algo negativo ou apenas mais uma obrigação. Isso porque sua presença garante maior facilidade em massivas obrigatoriedades, reunindo e padronizando as informações pertinentes ao âmbito trabalhista, previdenciário e fiscal.

É dessa forma que podemos apontar que sua correta adequação, tanto no envio dos eventos quanto na qualificação cadastral correta, o negócio conta com alguns benefícios bem importantes, tais como:

1.     Cálculos trabalhistas mais preciso e transparentes;

2.     Rotina do RH transformada a partir do domínio constante dos dados;

3.     A empresa alcança o patamar de transparente e cumpridora das obrigações;

4.     Resguarda os direitos trabalhistas e reduz os processos trabalhistas.

A SISPRO possui uma solução sob medida para as demandas da sua empresa, capaz até mesmo de simplificar a qualificação cadastral do eSocial.

A última dica é para não perder mais tempo ou recursos com processos ineficazes. Tenha o melhor compliance fiscal que seu negócio precisa para crescer.

Acesse para saber mais sobre como iremos te ajudar nessa caminhada!

Tags: