Big data, vital para o varejo - SISPRO
4227
post-template-default,single,single-post,postid-4227,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Big data, vital para o varejo

Análise de dados possibilita conhecimento e aproximação do cliente, antes mesmo dele ir à loja

Cada vez mais, as redes de supermercados e empresas de varejo precisam de conhecimentos sobre o comportamento dos seus clientes para lançar ofertas personalizadas, recomendar produtos e serviços de acordo com suas preferências, hábitos e gostos. A utilização de uma plataforma para descoberta (discovery platform) e a aplicação de técnicas de data mining e machine learning sobre informação estruturada e não estruturada permite aos executivos do setor conhecer, antes mesmo que o cliente vá a loja, quais os fatores e as  variáveis que podem influenciar o carrinho de compras e o volume da sua próxima compra.

As soluções analíticas de dados permitem responder as seguintes perguntas: Quais são os canais e os conteúdos mais efetivos para aumentar a rentabilidade e as vendas?; Quais tipos de promoções são mais propícias para alcançar e influenciar os diferentes segmentos de consumidores? Quais produtos são convenientes recomendar, com base nos diferentes clusters de produtos e categorias?

A expansão dos canais de varejo e o uso das redes sociais aumentaram o poder dos consumidores, que agora têm acesso a informações on-line e podem comparar produtos, preços e serviços. Quando os usuários interagem com as empresas por meio de redes sociais, eles têm mais poder de influenciar outros clientes potenciais com seus comentários e opiniões sobre a experiência que tiveram com determinadas marcas. Essas interações geram grandes volumes de informações e podem ter um alto valor, se incorporadas à plataforma de descoberta e se forem combinadas com fontes tradicionais de informação.

Os varejistas que tiverem a iniciativa de coletar, gerir e analisar um grande volume e variedade de dados obterão uma vantagem competitiva ao ampliar sua capacidade analítica. Isso permitirá melhorar a efetividade de suas campanhas de marketing, gerar eficiências, tanto na distribuição como na operação, criar experiências de compras mais inteligentes e suportar os clientes de uma dinâmica criativa e efetiva, potencializando consideravelmente as vendas.

Por Alexis Zlocowski é diretor da prática de Big Data para C&LA da Teradata.

Fonte: www.clientesa.com.br – 10/10/14