O Big Data, segundo pesquisa da Teradata-Forbes Insights, está moldando o futuro e impulsionando oportunidades para a inovação em três áreas: criação de novos modelos de negócios (54%); descoberta de novas ofertas de produtos (52%); e monetização de dados a empresas externas (40%).
O estudo detectou o impacto das iniciativas de big data sobre as práticas e cultura organizacional, citando desafios e confirmando o valor adicionado aos negócios por meio de investimentos no conceito.
A maioria dos entrevistados relatou não apenas um investimento considerável em Big Data Analytics, mas um expressivo retorno sobre este investimento. Em todas as categorias de investimento, cerca de 90% das organizações relatam níveis médio e alto de investimento, e cerca de um terço considera seus investimentos “muito significativos”.
Além disso, cerca de dois terços dos entrevistados relatam que big data e iniciativas de análise de dados tiveram um impacto expressivo e mensurável sobre as receitas.
“As empresas não estão apenas comprometidas em investir em Big Data Analytics. A maioria vê um impacto real e mensurável como resultado desse investimento. Um em cada cinco participantes (21%) concordou que o Big Data Analytics é o único caminho para obtenção de vantagem competitiva, enquanto 38% citou isso como uma questão crucial”, diz Chris Twogood, vice-presidente de Produtos e Serviços de Marketing, da Teradata.
Twogood disse ainda que a implantação de Big Data Analytics por meio de um ecossistema analítico, incluindo um data warehouse – juntamente com as tecnologias de código aberto – proporciona a integração entre vários sistemas diferentes, o que aumenta ainda mais a vantagem competitiva.
Entre os seis setores pesquisados, os executivos enxergam um valor potencial diferente em big data. Participantes da área de Varejo consideram de grande valia e indicam que nessa indústria, big data e análise de dados são chave para a vantagem competitiva.
A pesquisa também revela que vários obstáculos ainda permanecem, especialmente no que diz respeito à cultura, estratégia e operações. Mais da metade dos entrevistados da pesquisa observou que a adoção de uma cultura orientada a dados é a maior barreira, sugerindo que a ideia desse tipo de abordagem não é universalmente aceita hoje.
Recompensar o uso de dados e fomentar a experimentação e criatividade por meio da análise dos dados também foram destacados como desafios culturais significativos.
Sua empresa investe em Big Data? Deixe seu comentário!
Por Solange Calvo
Fonte: bitmag.com.br
eBook: O que é e o que esperar de um ERP