Auditoria de contratos: como evitar riscos e perdas financeiras?
28567
post-template-default,single,single-post,postid-28567,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.2,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

A importância da auditoria de contratos para evitar riscos e perdas financeiras

auditoria-de-contratos

Diante das demandas que estabelecem pilares sólidos para o desenvolvimento corporativo, a auditoria de contratos se destaca como um fundamento na hora de evitar riscos e perdas financeiras. 

Nesse cenário, é graças a um processo rigoroso de acompanhamento que os prazos e as obrigações contratuais são devidamente cumpridos, de modo que a empresa que mantém uma boa inspeção dos contratos reduz as chances de incidir em multas e prejuízos legais. 

Então, neste blog post você encontra tudo o que precisa saber sobre a auditoria de contratos e como a tecnologia pode ser uma aliada valiosa para gestores que buscam aprimorar suas estratégias. Siga a leitura e confira!

O que é Auditoria de Contratos:

Essa é uma prática sistemática que visa avaliar e analisar documentos a fim de assegurar que todas as cláusulas acordadas estão em conformidade, atualizadas e com demandas executadas com eficiência no fluxo de trabalho. Nessa ótica, tal acompanhamento é o que garante a boa continuidade dos acordos firmados.

Junto disso, realizando uma boa averiguação dos contratos já em andamento é possível identificar pontos que podem ser ajustados e otimizados para que a relação comercial seja ainda mais vantajosa para ambas as partes.

Entenda os riscos que a má administração de contratos traz para a sua empresa

Imagine uma empresa que administra mais de 200 contratos recorrentes, em diferentes fases do “ciclo de vida” da relação comercial. Alguns em execução, outros em pós-execução e análise. Concorda que sem uma padronização criteriosa para acompanhar estes documentos são grandes as chances de pulverização de informações importantes?

Nessa situação, o mau acompanhamento dos contratos representa um perigo iminente à consistência da operação da empresa. Isso porque diversas multas podem surgir quando há falhas na auditoria dos contratos, o que prejudica a saúde financeira do negócio, impactando na sustentabilidade da empresa. 

Somado ao prejuízo financeiro, a má gestão compromete a transparência da organização e abre espaço para implicações legais que podem manchar a reputação do negócio. Assim, as relações comerciais da empresa são severamente ameaçadas diante de uma má administração.

Quais os benefícios da auditoria de contratos: por que fazer?

A audição de contratos oferece uma série de benefícios que vão além da simples conformidade. Confira 5 benefícios expressivos que uma boa auditoria garante para a sua empresa: 

1. Transparência e conformidade:

A transparência da auditoria recorrente garante que todas as partes envolvidas compreendam os termos acordados. Além disso, tal ação contribui para a conformidade com a legislação e possíveis atualizações, evitando possíveis penalidades.

 

2. Identificação de riscos e oportunidades:

Ao analisar minuciosamente cada contrato, a auditoria permite a identificação preditiva de riscos e possibilidades, de forma que assegura a tomada de decisões informadas, possibilitando a mitigação de ameaças e, também, a identificação de oportunidades estratégicas.

3. Otimização dos processos internos:

A prática regular de auditoria de contratos resulta na otimização de processos internos relacionados à gestão contratual. Assim, além de reduzir o tempo gasto na busca de informações, ainda ocorre a aprimoramento da eficiência operacional, liberando recursos para atividades mais estratégicas.

4. Redução de custos e prevenção de perdas financeiras:

A checagem identifica cláusulas contratuais que poderiam levar a custos desnecessários ou prejuízos financeiros. Isso acontece porque é comum que o cenário comercial se transforme, o que faz com que pontos que antes faziam sentido, deixem de fazer a depender da situação. 

Assim, as empresas podem renegociar termos, evitar multas e garantir uma alocação eficiente de recursos financeiros.

5. Fortalecimento de relacionamentos empresariais:

A clareza nos termos contratuais e a gestão ética demonstram comprometimento, construindo uma reputação sólida e sustentável no mercado. Somados, tais pontos garantem relações comerciais duradouras. 

Como a tecnologia pode ser uma aliada na auditoria de contratos:

Atualmente, a tecnologia desempenha um papel crucial para a modernização da auditoria de contratos. No SISPRO Gestão de Contratos, a partir de um Painel de Controle completo e automatizado, é possível acompanhar com precisão todos os eventos, cláusulas e prazos de cada documento contratual. 

É com imensa satisfação que já somamos mais de 50 mil contratos administrados na nossa solução, e, diante dessa experiência, oferecemos um e-book completo como guia para otimizar a gestão de contratos, explorando as melhores práticas com o apoio da tecnologia!

O guia completo para levar a sua gestão de contratos para o próximo nível:

No material você encontra em detalhes tudo o que os especialistas da SISPRO dizem sobre:

  • Importância da gestão de contratos
  • Riscos que devem ser evitados
  • Boas práticas para a gestão de contratos
  • Passo a passo para aprimorar sua gestão
  • Benefícios da automação de contratos

Acesse agora informações valiosas preparadas pela nossa equipe para aprimorar a gestão de contratos da sua empresa.