Arquitetura de escolhas: o que é e por que trabalhar com nudging no RH

Você sabe o que é arquitetura de escolhas? São vários métodos que buscam influenciar as ações das pessoas de forma positiva e ética por meio de conhecimento científico especializado. Pelle Hansen, especialista no assunto, define que “nudge” é qualquer tentativa de influenciar o julgamento, a escolha ou o comportamento das pessoas de maneiras previsíveis. 

Desde os anos 1950, cientistas da área comportamental utilizam a combinação de psicologia e economia comportamentais, combinando os dois assuntos para estudar a humanidade e sua irracionalidade, concebendo assim maneiras de influenciar os consumidores e suas escolhas e os colaboradores.

Nas duas últimas décadas as organizações vêm a cada dia mais frutificando os insights da ciência comportamental para diminuir as influências tendenciosas nos conselhos, melhorando as tomadas de decisões estratégicas, proporcionando benefícios aos clientes, aumentando a eficácia das campanhas de marketing e evitando apostas ruins nas aquisições ou investimentos.

Leia o artigo completo abaixo para ter mais informações sobre o assunto e tirar todas suas dúvidas. 

Sobre Arquitetura de escolhas e Nudging

Os dois conceitos significam a mesma coisa, ambos são a junção de diversos métodos que tem como objetivo principal influenciar as ações das pessoas de maneira positiva, ética e por meio do conhecimento de pesquisa. 

“Nudge” significa “qualquer tentativa de influenciar a escolha ou o comportamento das pessoas de uma maneira previsível”. A Arquitetura de Escolhas é considerada uma ciência por pensadores da área, pois busca interferir de maneira sutil na vida das pessoas, para ajudá-las a tomar as melhores decisões.

Na década de 1950, cientistas da área comportamental utilizam a seguinte combinação de psicologia e economia para estudar a irracionalidade dos seres humanos, para assim conceberem maneiras de influenciar as escolhas dos consumidores e o comportamento dos funcionários.

Nas duas últimas décadas as organizações estão cada vez mais desistindo de utilizar os insights da ciência comportamental para subtrair as influências dos conselhos e, assim, melhorar as tomadas de decisões estratégicas, proporcionando benefícios aos consumidores, aumentando a capacidade de retorno das campanhas de comunicação, evitando os investimentos ruins. 

A Metodologia

Resumidamente, o objetivo principal da área de Recursos Humanos é combinar os interesses das empresas com as necessidades dos seus funcionários, para assim promover uma melhor experiência dentro da empresa. Incentivar os comportamentos de todos é um passo fundamental para atingir esses objetivos. É nesse momento que a metodologia entra em ação.

Os treinamentos são os métodos mais utilizados. O RH pode usar o Behavioral Nudges para fazer com que os funcionários queiram fazer os treinamentos. Para isso, o método mais utilizado para influenciá-los é mostrar como realizar o comportamento que contribui para atender as exigências que eles já possuem, inspirando os funcionários. 

Como trabalhar o Nudging no RH?

Depois de compreender a metodologia, é a hora de praticar. 

Nessa jornada de aprendizado o primeiro passo é entender os objetivos do RH da sua empresa, para assim começar a aplicar o método apresentado no tópico anterior. Três dos mais importantes passos para se trabalhar o nudging no RH são:

– Fazer com que o funcionário se sinta seguro na hora de expressar suas opiniões sobre diversos assuntos, do começo ao fim;

– Fazer com que o funcionário saiba que a sua opinião é relevante para a empresa e que o que foi sugerido servirá para uma nova perspectiva;

– Passar a ideia de que a empresa possui ou está construindo uma cultura de pesquisas externas e internas. 

E esses são alguns dos passos para você implementar o Nudging no RH da sua empresa e ver o que ele pode trazer de benefícios positivos. 

Conheça algumas ações de Nudging

Saiba abaixo quais são as principais práticas para o momento da aplicação da metodologia. 

1 – Reforce: Durante o momento de comunicação com os gestores, mostre a importância dos momentos de integração entre os mais antigos e os mais novos membros do time de colaboradores. 

2 – Destaque: Durantes as comunicações com os novos funcionários, ressalte a importância das conversas individuais entre os líderes e seus liderados. 

3 – Incentive: Para fazer com que os colaboradores realizem os devidos treinamentos, é necessário mostrar a eles as vantagens de realizá-lo logo na primeira semana de atuação. 

Existem muitas outras ações dentro do nudging porém essas podem fazer uma grande diferença na sua organização se você ainda não tiver começado, mas abaixo você confere como a SISPRO pode te ajudar nessa jornada pelos melhores resultados. 

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Você consegue perceber a importância da Arquitetura das Escolhas não só na sua empresa, mas no mercado empresarial? Fazer a administração de todos esses processos de incentivo de funcionário, além de ser extremamente importante para as empresas se manterem atuais as estratégias do mercado, é imprescindível para oferecer as melhores condições para os colaboradores. E tudo isso só é possível com o auxílio de uma solução especializada como SISPRO Gestão de Pessoas

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