Entenda a diferença entre adendo contratual e aditivo contratual
24938
post-template-default,single,single-post,postid-24938,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.6,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Adendo contratual x aditivo contratual: entenda a diferença e boas práticas

adendo-contratual

De acordo com informações do Portal de Transparência, em 2022, aproximadamente 21,5 bilhões de reais foram firmados em contratos no Brasil. O montante expressivo nos mostra a grande relevância desses documentos no que diz respeito aos negócios firmados no território, de modo que é fundamental conhecer práticas que resguardam a segurança dos acordos, a exemplo do bom cumprimento de prazos contratuais.

Somado a isso, compreender os diferentes tipos de contratos é um grande diferencial para aqueles que desejam ter sucesso nas suas negociações. Assim, convidamos você a continuar conosco nessa leitura e tirar todas as suas dúvidas sobre adendo e aditivo contratual!

Adendo Contratual X Aditivo Contratual

Os contratos realizados passam por modificações a fim de se adequarem a uma versão que mais contempla o interesse de cada uma das partes envolvidas. Nessa linha, os adendos e os aditivos são boas ações para adequar os acordos. Por isso, confira abaixo as definições e diferenças de cada um dos termos!

O que é adendo contratual?

Imagine o seguinte cenário: a sua equipe elaborou um contrato que, inicialmente, foi aceito pelos envolvidos. Contudo, passados mais alguns dias de análise, as partes deixaram de concordar e agora é necessário fazer uma modificação no documento.

Nesse momento, o adento contratual entra em cena. Esse instrumento serve para que, sem perder as validades legais, seja possível fazer alterações no contrato.

Diante disso, é muito importante que você saiba que essa ação serve para adicionar pontos ao contrato original, mantendo o seu pleno vigor. Logo, o adendo é um complemento para atender ambas as partes sem que a equipe precise elaborar novo contrato.

O que é aditivo contratual?

Mais uma vez, imagine conosco a seguinte situação: os seus colaboradores empenharam tempo em elaborar um contrato complexo com pontos de extrema relevância para o negócio. No entanto, quando o documento foi enviado para as partes, a análise mostrou alguns erros que podem colocar o acordo em risco. Assim, é urgente corrigir.

Agora, é a hora de fazer um aditivo contratual. Essa ação tem como finalidade a correção do contrato sem que seja necessário fazer um novo “do zero”.

Dessa maneira, é bastante válido que você perceba que com o aditivo, dados são acrescentados ao contrato já formalizado, corrigindo aquilo que desagradava às partes sem prejudicar a sua negociação. Ademais, nesse momento, a sua equipe deve ter atenção redobrada para que as correções estejam bem claras.

Confira as boas práticas para usar adendo e aditivo:

  1. Manter o tipo de letra escolhido para o contrato
  2. Preservar as margens
  3. Listar e frisar o que é o contrato e o que é o adendo ou aditivo.
  4. Especificar data que passam a vigorar as novas adições ou correções
  5. Não tomar nenhuma ação sem que todas as partes envolvidas estejam de acordo

Talvez você leu até aqui e esteja pensando no quanto os temos são fáceis de compreender e, em geral, concordamos com isso. A explicação dos não costuma gerar grandes dificuldade. Porém, na prática, fazer uso de adendos e aditivos pode não ser simples para todos, especialmente tratando-se de contratos mais elaborados, com previsões valiosas envolvidas.

Assim, entendendo essa realidade, os especialistas da Sispro desenvolveram um eBook completo sobre Gestão de Contratos Eficiente para ajudar você e a sua equipe no gerenciamento contratual.

Soluções que otimizam a sua rotina

Comprometida com a eficiência e assertividade das negociações, a Sispro se dedica a oferecer as melhores soluções à segurança dos contratos firmados pelos clientes que confiam no nosso trabalho. Assim, acompanhamos com muita atenção os resultados que o sistema de gestão de contratos traz para os seus usuários.

A ferramenta torna ainda mais fácil as adições e correções que podem ser necessárias na elaboração contratual, de forma que otimiza os processos que acontecem na organização e permite que os seus colaboradores tenham maior produtividade.

Por isso, agora que você já leu até aqui, te convidamos a conhecer mais sobre os benefícios que o sistema de gestão de contratos pode trazer para a sua empresa.

Construir soluções que transformem pessoas e negócios, é o nosso propósito.